Fechar
Página inicial Notícias Cachoeira e São Félix serão beneficiadas por projeto da UFRB

Cachoeira e São Félix serão beneficiadas por projeto da UFRB

18/03/11 13:17 , 13/01/16 15:44 | 1586

http://www.salvadordiario.com/noticias/educacao-e-saude/cachoeira+e+sao+felix+serao+beneficiadas+por+projeto+da+ufrb/0021,0012898,index.html

15/03/2011 - Salvador Diário

Com a chegada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), muitos projetos de extensão foram direcionados para a comunidade local. O PLUG! (Programa de Disseminação do Software Livre em Escolas Públicas do Recôncavo) é um exemplo de iniciativa que tem como objetivo disseminar a cultura do software livre, contribuindo na inserção da informática nas escolas municipais de Cachoeira e São Félix (Bahia).

O projeto de extensão já realizou alguns seminários e eventos desde a sua criação em 2009, e esse ano não será diferente, com a realização do II Seminário do PLUG! que tem como tema Cultura digital, Software Livre e Educação, e será promovido no dia 29 de março, no Auditório do CAHL-UFRB, em Cachoeira.

O evento, que começa às 14h e é aberto à comunidade acadêmica e local com entrada gratuita, contará com mostras de vídeos sobre Cultura Digital, apresentação das pesquisas teóricas dos estagiários, mesa redonda e palestras demonstrativas de pesquisadores da área, como Fernando Rabelo e Jarbas Jácome. Os workshops demonstrativos de software livre e o lançamento do DVD de Soft Livre Plug! serão as novidades deste segundo seminário.

O que é o projeto?

O projeto dividiu-se em duas fases: a primeira de capacitação de alunos de graduação da UFRB para atuarem como multiplicadores de software livre junto aos estudantes das séries/anos finais do ensino fundamental de escolas municipais. E a segunda de capacitação de estudantes do ensino fundamental das escolas municipais pelos monitores extensionistas.

A primeira etapa já foi cumprida e a segunda terá início neste mês de março, nos dias 16 e 17, no qual serão realizadas palestras para os professores das escolas municipais Aurelino Sales, em Cachoeira, e Balão Mágico, em São Felix, que serão ministradas pelos docentes da UFRB Alene Lins e Claudio Manoel Duarte.

A proposta partiu da ideia da cultura livre e da importância de um modelo de comunicação voltada à comunidade, à inclusão social, aproximando estudantes da graduação do cotidiano local e seus problemas e explorando o potencial de uma era “pós-mídia”.

Programação SEMINÁRIO DO PLUG!

Tema: CULTURA DIGITAL, SOFTWARE LIVRE E EDUCAÇÃO

dia 29 – Auditório do Cahl – Ufrb- Cachoeira
.Mostra de Vídeos sobre Cultura Digital – 14h
.Comunicações das pesquisas teóricas dos estagiários – 14h30

.Palestra demonstrativa de Fernando Rabelo sobre Metareciclagem e Arte – Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Criações artísticas + tecnológicas reconfiguradas de forma reflexiva e crítica em que convivem ilustração, animação, instalações interativas com gambiarras e sistemas digitais de projeção. - 15h20

.Palestra demonstrativa de Jarbas Jácome sobre o Vimus (soft livre criado pelo palestrante que associa música e vídeo) – Músico potiguar, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado – 15h50

.Workshops demonstrativos de software livre Audacity, com César Velame – 16h

.Workshops demonstrativos de software livre Kino, com Wille Marcel – 16h30

.Lançamentro do DVD Soft Livre Plug! com coffeebreak – 17h30

.Mesa redonda sobre Cultura Digital, Software Livre e Educação, com os professores do Plug! e convidados – 18h30. Palestrantes:

  • Ricardo Augusto Silveira Orlando - (Ouro Preto – MG) -
  • Vanessa dos Santos Nogueira (Santa Maria – RS) -
  • Cláudio Manoel Duarte de Souza/moderador (Cachoeira – BA)

ATIVIDADES PARALELAS

Dias 16 e 17/03, 10h – Palestras nas Escolas com os profs. Alene Lins e Claudio Manoel

- Palestra sobre o tema CULTURA DIGITAL, SOFTWARE LIVRE E EDUCAÇÃO para professores (durante reunião pedagógica nas escolas)

Locais: Dia 16/03 -  10h – Escola Aurelino Sales-Cachoeira. Dia 17/03 – 10h – na Escola Balão Mágico-São Felix (BA).

- Minicurso de capacitação/reciclagem dos softwares KINO e AUDACITY para monitores/estagiários do Plug!, com César Velame e Wille Marcel). Local: Lab do PLUG! (Fundação Hansen).

21 a 25 de março, manhã e tarde

- Atividade de capacitação dos monitores para os estudantes do Ensino Fundamental (Escolas de Cachoeira e São Félix), da 6ª a 8ª. 02 horas por dia para cada turma.

28, das 9 às 17h, CAHL – UFRB
- Software livre e experiências de utilização no Recôncavo da Bahia – avaliação e perspectivas. (reunião avaliativa da Coordenação Plug!, monitores, professores convidados e representantes das escolas parceiras)

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!