Página inicial Notícias Pós-Doutor ministra palestra

Pós-Doutor ministra palestra

06/05/11 13:49 , 13/01/16 15:44 | 1016

06/04/2011 - TRIBUNA DA BAHIA

O projeto “Quartas Ambientais” do Grupo Germen Socioambiental, promove hoje, às 19 horas, a palestra “Geração de energia e sustentabilidade ambiental podem caminhar juntas?”, com o Professor Sivanildo Borges, Pós-Doutor em Química pela USP.

O palestrante abordará questões muito relevantes, especialmente neste momento em que a população baiana precisa estar atenta à possibilidade da vinda de usinas nucleares para a Bahia,enquanto os países mais desenvolvidos estão recuando em seus programas nucleares, em virtude do grave acidente ocorrido no Japão.

O palestrante é Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, atua na área de Análise Química Ambiental e Potenciometria, e possui 15 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. A palestra terá duração de uma hora e tratará do conceito, geração e usos da energia, sustentabilidade ambiental e estratégias para a geração sustentável de energia. Haverá ainda 40 minutos para debates.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail germensocioambiental @gmail.com. Outras informações pelos telefones 3495-1604 e 9136-8080. O Grupo Germen fica na Rua Inácio Acciole, 26, em frente ao Teatro XVIII, no Pelourinho.

Currículo - O professor Sivanildo Borges tem uma trajetória de vida que deve servir de estímulo para muitos brasileiros. Antes de se tornar um dos pós-doutores mais jovens do mundo, na USP em 2006, aos 28 anos, trabalhou em casa de farinha e também como borracheiro, torneiro mecânico, lavrador (plantava amendoim, milho, mandioca etc), carregador de caminhão (chapa), servente de pedreiro, vendedor de laranja e farinha, e estagiou como professor, mas só teve emprego formal quando foi aprovado no concurso para professor da UFRB.

Nascido na zona rural de Sapeaçu e com os pais analfabetos, ganhou uma bolsa em um colégio particular de Cruz das Almas após se destacar no colégio público, em seguida começou sua trajetória acadêmica na UNEB, onde se graduou em Química Aplicada.

Em seguida lecionou na mesma instituição e na Universidade Federal Fluminense (UFF) como estagiário, e estagiado também na UNICAMP e Faculdade de Farmácia do Porto (Portugal). Fez mestrado na UFBA e Doutorado e Pós-Doutorado na USP.

Na dúvida, fale conosco!