Fechar
Página inicial Notícias Estudante negro perseguido por policiais no RS pode mudar-se para Bahia

Estudante negro perseguido por policiais no RS pode mudar-se para Bahia

06/05/11 13:52 , 13/01/16 15:44 | 1095

06/04/2011 - TRIBUNA DA BAHIA

“Haverá um esforço institucional muito grande para encontrar a melhor solução para o caso do Helder”. A declaração é do reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Paulo Gabriel Nassif, que recebeu o estudante Helder Souza Santos.

A reunião foi precedida por uma audiência pública com participação do Coletivo de Estudantes Negros e Negras da instituição de ensino superior, quando foi colocada a possibilidade de transferência externa do aluno da UNIPAMPA para a UFRB. A modalidade de ingresso consiste na realização de um processo seletivo, que será iniciado, de acordo com o calendário acadêmico, no dia 16 de maio.

Entenda o caso – Após sair de uma festa com os amigos, em Jaguarão, no dia 6 de fevereiro, o estudante negro Helder Souza Santos foi abordado por policiais militares para uma revista. Ao questionar o motivo da abordagem dos policiais que, afirma ter sido truculenta, o estudante teria sido agredido, jogado no chão e algemado, além de ter ouvido ofensas racistas. “As pessoas pediram para não me levar porque conheciam a gente.

Um dos policiais estudou comigo na minha sala. Mesmo assim, fizeram esse tipo de coisa”, conta Helder. No dia seguinte, o estudante teria registrado ocorrência de racismo e agressão na Corregedoria da Brigada Militar (BM) e na Polícia Civil, o que levou o caso ao conhecimento da imprensa local. Helder teria então começado a receber ameaças de morte, sendo obrigado a deixar a cidade onde estuda, Jaguarão/RS.

Na dúvida, fale conosco!