Página inicial Notícias CAHL recebe doação e amplia acervo

CAHL recebe doação e amplia acervo

24/05/11 11:00 , 13/01/16 15:45 | 2346

A Biblioteca do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), por intermédio do professor Walter da Silva Fraga Filho, recebeu em doação 340 títulos entre livros e revistas, pertencentes ao acervo do renomado professor de história da Universidade de Yale, Stuart B. Schwartz. Atua, também, como professor visitante na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Federal da Bahia, na Universidade de São Paulo, na Universidad Complutense de Madrid e na École dês Hautes Études em Sciences Sociales de Paris.

Seus trabalhos buscam compreender a relação entre a sociedade e a economia nos mundos luso-brasileiro e hispânico, bem como as mudanças no relacionamento entre europeus, ameríndios e africanos, durante o período da expansão européia e da criação dos impérios coloniais.

É autor de livros como Burocracia e sociedade no Brasil Colonial (1979) e Escravos, roceiros e rebeldes (2001), que se tornaram referência obrigatória para quem estuda Brasil Colônia. Nos últimos anos tem se voltado para religião e religiosidade no Mundo Atlântico. Seu livro Cada um na sua lei: tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico (2009) representa um marco na sua trajetória intelectual ao migrar o foco de seus estudos sobre história econômica e social para a história cultural.

Além de escrever obras que apontam para novas perspectivas interpretativas do nosso passado colonial, Stuart foi responsável pela formação de inúmeros historiadores brasileiros. As obras doadas por Schwartz encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca do CAHL, no Quarteirão Leite e Alves, em Cachoeira - BA.

Na dúvida, fale conosco!