Fechar
Página inicial Notícias Estudantes do Programa de Intercâmbio da UFRB são recebidos pelo Reitor

Estudantes do Programa de Intercâmbio da UFRB são recebidos pelo Reitor

04/08/11 15:30 , 13/01/16 15:45 | 3838

Rafael Taveres (AAI), Luis Borges (IPB), Menderson Bulcão (CAHL), Ana Cristina Firmino, (Assessora AAI), Paulo Gabriel (Reitor), Lucas Reis (CAHL) e Rui Jorge (IPB).Os estudantes do Programa de Intercâmbio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram recebidos nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, pelo Reitor Paulo Gabriel Nacif para uma reunião de orientação e esclarecimento quanto ao intercâmbio acadêmico estudantil e a importância de representar a Universidade no exterior.

No segundo semestre de 2011, quatro estudantes da UFRB sairão para intercâmbio. Destes, dois com destino ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e dois para a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), ambos em Portugal. Em paralelo, dois estudantes portugueses já se encontram na UFRB desde o dia 18 de agosto, onde farão estágio e cursarão disciplinas.

Os estudantes da UFRB Menderson Bulcao, do curso de Museologia, e Lucas Reis, do curso de Cinema, vão fazer intercâmbio na UTL e têm interesse especial pela graduação em Cenografia. “Já troquei e-mails com alguns professores da UTL e estou desenvolvendo um plano de estudo para colocá-lo em prática em parceria com alguns estudantes e professores”, diz Lucas, entusiasmado com a oportunidade. Ele conta que também pretende acompanhar trabalhos de cenógrafos portugueses no período que estiver por lá. A partida de Lucas está prevista para o dia 04 de setembro e a de Menderson para o dia 19 de setembro.

As estudantes Larissa Araújo e Taiane Nazaré, do curso de Jornalismo da UFRB, farão intercâmbio na Escola Superior de Comunicação do IPB. Para Larissa, que sempre desejou cursar faculdade em outro país, a experiência vai ser inesquecível. Ela diz que espera aprender tanto sobre a cultura do país e as pessoas quanto o conteúdo acadêmico. “Acredito que vai complementar o que eu aprendi e ainda vou aprender na UFRB”, afirma. A partida está prevista para o dia 12 de setembro.

A UFRB recebeu dois estudantes portugueses, Luís Borges e Rui Jorge do IPB, do curso de Enfermagem Veterinária, para intercâmbio no curso de Medicina Veterinária, no campus de Cruz das Almas. Além de conhecimento, Luís diz que busca no intercâmbio novas experiências e crescimento pessoal. Os estudantes foram recepcionados pelo Reitor que lhes deu as boas-vindas.

O IPB e a UTL, em Portugal, e a Universidad Autónoma Chapingo, no México, são parceiras do Programa de Intercâmbio da UFRB que oferece 2 bolsas para estudantes de graduação. Os intercambistas têm sua estada (alimentação e hospedagem) garantidas pelas instituições de destino. Pelo principio da reciprocidade, a UFRB também garante a estada (alimentação e hospedagem) de 2 estudantes por semestre, das universidades parceiras. Mais informações www.ufrb.edu.br/aai

A AAI da UFRB tem trabalhado para aumentar as possibilidades de mobilidade internacional para os estudantes. Com o Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, as oportunidades de mobilidade internacional tanto para a graduação como para a pós-graduação irão se expandir muito. Consulte o site - http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br

Na dúvida, fale conosco!