Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor da UFRB é homenageado com nome de nova espécie de inseto
Início do conteúdo da página

Professor da UFRB é homenageado com nome de nova espécie de inseto

11/08/11 08:44 | 13/01/16 15:45 | 2864

O professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Oton Meira Marques foi homenageado com o uso de seu sobrenome para denominar uma nova espécie de inseto.

Tagalis marquesi foi descoberta em dezembro de 2004 durante coletas intensivas de insetos realizadas pelo professor Marques no município de Barro Preto, anteriormente Lomanto Júnior, Região Sul do Estado da Bahia.

As únicas características desta espécie conhecidas até o momento são as utilizadas em sua descrição original, publicada no artigo científico: GIL-SANTANA, H. R. Three new species of Tagalis Stål (Hemiptera: Heteroptera: Reduviidae: Saicinae) from Brazil. Zootaxa, n. 2996, p. 33-48, 2011.

Na página 44 do artigo, o seguinte conteúdo foi publicado: "Etymology. The new species is named in honor of Oton Meira Marques, because of his important contribution to Brazilian Entomology" (A nova espécie foi denominada em homenagem a Oton Meira Marques em razão de sua importante contribuição para a Entomologia Brasileira).

Nas mencionadas coletas, efetuadas durante quatro anos, foi encontrado um novo gênero e 10 espécies de insetos novas para a ciência, descritas e publicadas pelo professor Marques em colaboração com taxonomistas de instituições do Brasil.

Estas coletas também possibilitaram a publicação da ocorrência de diversas outras espécies de insetos no Estado da Bahia, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade destes animais no referido Estado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página