A superintendente de Habitação Eleonora Maseia, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), esteve nesta sexta-feira, dia 07 de outubro, nas áreas de ocupações irregulares no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A visita foi acompanhada por técnicos da SEDUR e da Assessoria Especial para Projetos Estratégicos da UFRB.
Em seguida, a comitiva vistoriou os possíveis locais onde serão construídas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, visando à realocação dos moradores destas ocupações. Duas áreas foram vistoriadas: uma no bairro da Tesoura, próximo a uma unidade do Programa já quase concluída, e outra na Sapucaia, para que os laços comunitários da população residente nas terras da antiga Escola de Agronomia da Bahia sejam mantidos.
Hoje, essas terras abrigam os campos experimentais do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB e suas assessorias técnicas de experimentação vegetal, experimentação animal, desenvolvimento ambiental, saúde animal e programas estratégicos.
A questão da utilização desordenada de terras da UFRB compromete a segurança no campus, impõe barreiras ao seu processo de expansão e coloca em risco a própria autonomia da instituição. O objetivo é chegar a uma solução que represente não apenas a reincorporação das áreas pertencentes à universidade, mas também um avanço para as condições de vida e trabalho dos atuais ocupantes irregulares.