A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi a primeira classificada no processo de seleção para implantação de um núcleo do Programa Segundo Tempo (PST) Universitário, do Ministério do Esporte. A relação das entidades selecionadas foi divulgada na segunda-feira, dia 10 de outubro, e está disponível na página do programa.
A UFRB vai implantar um núcleo de Esporte Educacional Universitário, em atendimento à comunidade acadêmica. O projeto contemplará 300 estudantes, divididos igualmente entre os campi de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Amargosa. Serão priorizados os estudantes de baixa renda, com bolsas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).
O PST Universitário atenderá turmas mistas, no total de três por campus, que desenvolverão atividades esportivas nas modalidades Voleibol, Futsal e Judô, sob orientação de profissionais do curso de Educação Física da UFRB e monitores. Serão disponibilizadas 04 bolsas de monitoria para acompanhar e contribuir com o projeto.
As atividades esportivas terão caráter educacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos participantes, favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar as suas potencialidades, além de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte.
A previsão inicial é de dois anos de efetivo atendimento. A PROPAAE está criando um núcleo de Esporte e Lazer para garantir a sustentabilidade do projeto.
Confira o site do Programa Segundo Tempo.