A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através do Centro de Artes, Humanidades e Letras e do Centro de Formação de Professores, participa da I Semana Kirimurê entre os dias 31 de outubro a 05 de novembro.
A Semana Kirimurê é um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino realizado em diversas localidades da Baía de Todos os Santos (BTS), chamada Kirimurê pelos Tupinambás.
“O objetivo é trazer à cena a Baía de Todos os Santos, chamando atenção da sociedade e dos governantes para seus principais problemas e para possíveis soluções”, informa Lys Vinhaes, professora de Administração e Gestão Pública da UFRB.
O evento também visa aproximar comunidades locais, gestores públicos, pesquisadores e estudantes (em diversos níveis de ensino), beneficiando a troca entre eles e promovendo, especialmente nos mais jovens, o despertar para a ciência.
Durante toda a semana, serão apresentados os resultados de pesquisas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa Multidisciplinar Baía de Todos os Santos.
Além da UFRB, estão envolvidos o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UESB).
Ateliê da Diversidade
O projeto Ateliê de Mapas da Diversidade, em sua primeira fase de execução, coordenando pela professora Ana Cristina Givigi, do Centro de Formação de Professores da UFRB, apresentará três trabalhos na I Semana Kirimurê. Dois são de autoria de discentes colaboradores da pesquisa e comporão o Seminário Estudantil, no dia 1º de novembro.
Trata-se do pôster "Reza de Mulher: Luz e Escuridão em Novas Nuances Culturais e Antropofagia Comunitária", de autoria de Camila de Oliveira, e da apresentação oral "A Reza do Tabuleiro dos Coelhos: Para Além do Bem e do Mal, de autoria de Cind Silva", ambas estudantes do curso de Pedagogia.
No dia 03 de novembro, a coordenadora do projeto apresenta os resultados parciais da pesquisa. “O próximo passo é pesquisar o protagonismo e o repertório de gênero das marisqueiras de Baiacu, em Itaparica”, explica Ana Cristina.
Pesca na BTS
Ainda como parte da programação da I Semana Kirimurê, será realizada a mesa redonda “Pesca na Baía de Todos os Santos: fazeres, saberes e viveres”, no dia 05 de novembro, às 9h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.
Para debater o tema, estarão presentes Wellington Castellucci, professor da UFRB; Antonio Diegues, professor da USP; Gal Meirelles, pesquisadora da UFBA, e Marizelha Lopes, representante de comunidade pesqueira. A moderação da mesa será feita por Francisco Souto, professor da UEFS.