Página inicial Notícias UFRB realiza atividades em memória à Zumbi dos Palmares

09/11/11 10:27 , 13/01/16 15:46 | 862

07/11/2011 - Universia

Fórum 20 de Novembro é realizado desde 2006 em homenagem ao líder quilombola

O dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra e surgiu para relembrar o aniversário de morte de um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil, Zumbi dos Palmares, o período comemorativo destaca seus feitos na resistência e combate à escravidão. Em comemoração à data, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) realiza o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, também conhecido como Fórum 20 de novembro, evento que acontece desde 2006.

Desde a última quinta-feira, 03, as inscrições estão abertas para as atividades acadêmicas voltadas para temática de igualdade e inclusão social, bases para a comemoração. Entre elas, atividades e atrações culturais, mesas-redondas, arenas de debates, conferência, oficinas e minicursos.

Cada campus da UFRB tem seu próprio tema acerca da data comemorativa. Amargosa, com Abdias do Nascimento - um protagonista negro no Brasil contemporâneo. Cachoeira apresenta a matéria sobre o ponto de vista da cultura movimentos sociais e resistência: almirante negro, o cinema negro e João Pequeno de Pastinha. Cruz das Almas desenvolve sobre o ano internacional do afrodescendente. Por fim, Santo Antônio de Jesus vem este ano com o tema cultura e diversidade.

Na dúvida, fale conosco!