Fechar
Página inicial Notícias Curso de Engenharia de Pesca da UFRB é reconhecido pelo MEC

Curso de Engenharia de Pesca da UFRB é reconhecido pelo MEC

28/11/11 08:22 , 13/01/16 15:47 | 3203

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 24 de novembro, a Portaria nº 470 que reconhece o curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A notícia está sendo comemorada por professores, técnico-administrativos e estudantes, pois reflete o trabalho desenvolvido por todos em prol da consolidação do curso.

“Este reconhecimento é de grande importância acadêmico-científica e profissional. Ficamos com mais credibilidade nas diversas instituições de fomento, permitindo que projetos sejam aprovados e obtenhamos recursos para melhorias de nossas instalações e laboratórios”, afirma o vice-coordenador do curso, Marcelo de Freitas. “Além disso, permite que os alunos formados sejam reconhecidos e tenham a oportunidade de serem empregados pelas diversas instituições e empresas, públicas e privada”, acrescenta.

A visita de avaliação para o reconhecimento do curso de Engenharia de Pesca aconteceu no mês de maio de 2010, ano de formatura da primeira turma de engenheiros de pesca. No relatório emitido pelo MEC, o curso obteve nota quatro (4), numa escala que varia de um (1) a cinco (5). A comissão de avaliação levou em consideração diversos critérios, entre eles as instalações da universidade e do curso, livros didáticos disponíveis na biblioteca e capacitação do corpo docente.

O engenheiro de pesca formado pela UFRB e, hoje, mestrando da Universidade Federal do Paraná no Programa de Zoologia, Pedro Gusmão, considera como diferenciais de sua graduação a diversidade e qualificação de professores, a disponibilidade crescente de estrutura física e, principalmente, o empenho dos estudantes, ávidos por melhorias e excelência de ensino. “Em menos de dois anos de formação da primeira turma, o curso disponibilizou ao mercado profissionais qualificados e bem sucedidos, trazendo novas perspectivas para o Recôncavo”, disse.

O curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas foi criado em 2004, com sede no campus de Cruz das Almas. Autorizado pelo MEC em 2005, é um dos poucos cursos de graduação do país a reunir em um mesmo programa as áreas de aquicultura e pesca voltada tanto para o ambiente marinho como continental. Somados teoria e prática, confere ao aluno a produção de organismos aquáticos (peixe, camarão e ostras), a tecnologia de pesca, principalmente com o estudo da pesca artesanal, e ainda o estudo da qualidade da água e do pescado.

Mais informações na página do curso.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!