Fechar
Página inicial Notícias Abertura do V Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia da UFRB

Abertura do V Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia da UFRB

06/12/11 16:06 , 13/01/16 15:47 | 1855

Nesta terça-feira, dia 06 de dezembro, teve início o V Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), evento anual organizado por discentes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, do campus de Cruz das Almas, vinculados ao Movimento de Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia – Agrovida.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura os produtores rurais do Baixo Sul e Recôncavo atendidos pelo Agrovida, representados na mesa oficial do evento pelo presidente da Federação de Jequiriçá, Dílson Neves. Também compuseram a mesa o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; a pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago; o secretário da Agricultura de Cruz das Almas, Jaime Gomes; a professora Tatiana Veloso e a estudante Ana Paula Soares, representantes do Agrovida.

A pró-reitora Ana Rita abriu os discursos e enfatizou o protagonismo dos jovens em promover à frente do Agrovida a mobilização e a reflexão sobre agricultura familiar e agroecologia, aproximando a universidade e a sociedade. “Espero que todos possam aproveitar dessa experiência, ensinando e aprendendo. É para isso que serve a universidade: possibilitar a circulação e a renovação do conhecimento”, disse.

O produtor Dílson Neves fez questão de ressaltar a concretização dos benefícios do Agrovida. “O nome já diz tudo, pois está melhorando a vida de muita gente. É um movimento que nasceu aqui, mas já está dando frutos lá em Valença”, destacou. A professora Tatiana aproveitou esse reconhecimento junto ao agricultor e conclamou que “a universidade é um dos sujeitos que pode contribuir e ter contribuição nesse projeto”. E completou, “espero que a gente possa interagir e fazer essa construção do conhecimento”.

A estudante Ana Paula, do curso de Agronomia, falou do orgulho em fazer parte do grupo do Agrovida. “Nós realmente conhecemos o homem do campo e as suas necessidades, e estamos contribuindo para que nossas pesquisas cheguem até ele”. Para o secretário da Agricultura Jaime Gomes, o país não tem outra saída senão a agricultura familiar. “Mas ainda há muito que fazer, principalmente no Recôncavo que está cheio de oportunidades. Certamente esse evento vai debater questões importantes nesse sentido”, disse.

O reitor Paulo Gabriel Nacif exaltou o Agrovida como um exemplo que deve ser valorizado. “Não tenho dúvida que esse movimento representa muito do nosso objetivo de universidade: articular ensino, pesquisa e extensão para desenvolver pessoas. E para o Agrovida importa um desenvolvimento para todos”, disse, encerrando a cerimônia. A programação segue até quinta-feira, dia 08 de dezembro, no Anfiteatro da Reitoria, com palestras e mesas redondas. Ao final do evento, um documento com as demandas deliberadas pelos participantes será encaminhado para as instituições envolvidas com a temática.

{phocagallery view=category|categoryid=77|limitstart=0|limitcount=0}


https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!