Fechar
Página inicial Notícias CCS apresenta trabalhos em congresso mundial de Nutrição

CCS apresenta trabalhos em congresso mundial de Nutrição

27/12/11 10:21 , 13/01/16 15:47 | 3415

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve trabalhos selecionados pela comissão científica do congresso mundial de Nutrição que no ano de 2012 será no Rio de Janeiro, de 27 a 30 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O World Nutrition Rio2012, organizado pela World Public Health Nutrition Association (WPHNA) em parceria com a Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), terá como tema Conhecimento, Política e Ação.

O objetivo é evidenciar políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo. A seleção dos trabalhos do CCS/UFRB levou em conta a adequação ao tema do congresso e a relevância e o alcance dos resultados. “A perda de peso e sua influência sobre a redução dos níveis pressóricos e glicêmicos”, orientado pelo professor George Santana, e “A influência da alimentação, saúde e do prazer na construção da imagem do corpo”, orientado pelo professor João Mendes Júnior, foram desenvolvidos pelos alunos de Nutrição Marize Fonseca, Bruna Lago, Marilisse Paranhos e Neilane Sousa. Ambos serão apresentados por Marize Fonseca na modalidade Comunicação Oral.

Também foram aprovados os trabalhos “Estratégia de melhoria das condições higiênico-sanitárias de um serviço de alimentação de uma cidade no interior da Bahia-Brasil: uma vivência acadêmica”, desenvolvido pelos estudantes de Nutrição, Adriele Bastos, Larissa Janusic, Carlos Magno Reis, Laís de Jesus e Cíntia Pereira, sob orientação da professora Fernanda Nunes; e “Avaliação do conhecimento popular sobre alimentos funcionais no Recôncavo da Bahia” e “Investigando possibilidades de popularização de alimentos funcionais: um relato da aceitação de Kefir com polpa de cajá”, desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Nutrição e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Adna Barbosa, Adeilse Costa, Joseane Oliveira, Laise Andrade e Vinícius Oliveira, sob supervisão dos professores Ferlando Lima e Edleuza Silva.

Estes últimos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral pela aluna de Nutrição Adna Barbosa. As pesquisas avaliaram o conhecimento da população do Recôncavo sobre os alimentos funcionais na cidade de Santo Antônio de Jesus e a aceitação de uma bebida fermentada funcional com grãos de kefir. “Nos últimos anos, é cada vez maior o interesse em se verificar as propriedades preventivas dos alimentos funcionais”, afirma o professor Ferlando Lima, que tem conduzido diversos trabalhos para que a população do Recôncavo Baiano conheça os alimentos funcionais e seus benefícios.

Recentemente, Lima aprovou no Edital PROEXT 2011 um projeto que tem como objetivo desenvolver alimentos fermentados com grãos de kefir para o consumo de famílias de baixa renda no município de Santo Antônio de Jesus. Estão previstos o desenvolvimento dos produtos alimentícios, o cultivo dos grãos e suas análises físico-químicas, microbiológica e sensorial; a realização de oficinas, ações educativas e apropriação das técnicas de preparo nos laboratórios da UFRB, domicílios das famílias selecionadas, cozinhas e/ou auditórios das associações comunitárias, escolas muncipais, postos de saúde etc.

“Em adição, o consumo de kefir, associado a suas propriedades funcionais, pode melhorar a situação nutricional das famílias de baixa renda, auxiliando no avanço da segurança alimentar e nutricional da população local, sobretudo naquelas atendidas pelo programa bolsa família”, explica Lima, adiantando os benefícios evidenciados pelas pesquisas que serão apresentadas no World Nutrition Rio2012.

Mais informações na página oficial do congresso.

Na dúvida, fale conosco!