Fechar
Página inicial Notícias UFRB inaugura Residência Universitária para estudantes do CAHL

UFRB inaugura Residência Universitária para estudantes do CAHL

16/02/12 15:11 , 13/01/16 15:47 | 7236

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou na última quinta-feira, dia 09 de fevereiro, a nova Residência Universitária do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A residência é a primeira construída pela instituição com objetivo de hospedar estudantes oriundos de cidades distantes do CAHL e que atenderam ao perfil acadêmico e socioeconômico requerido pelo Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da UFRB.

Sediada em São Félix, cidade vizinha a Cachoeira, onde se localiza o Centro de Ensino, a nova RU tem capacidade para abrigar 44 estudantes, 21 a mais que a residência anterior, locada temporariamente. O prédio possui 11 apartamentos com sala, quarto, dispensa e banheiro, mais as áreas coletivas: cozinha e lavanderia equipadas, sala de informática, depósito e espaço de convivência. Além dos novos contemplados pelo PPQ, houve também a migração dos estudantes que moravam na residência anterior.

A solenidade de inauguração contou com a presença dos pró-reitores de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAAE), Ronaldo Barros, e de Planejamento (PROPLAN), Marcílio Delan; da diretora do CAHL, Georgina Gonçalves; e de outros docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFRB. Na ocasião, Barros ressaltou a superação das dificuldades para o crescimento do espaço físico da universidade, que tem permitido sua consolidação nos últimos seis anos. “É fundamental que cada Centro seja equipado com as condições que propiciem, de fato, a inserção dos alunos na vida acadêmica”, disse, e acrescentou: “a RU é uma reivindicação antiga dos estudantes e necessária para garantir sua permanência na instituição, diminuir as desigualdades sociais e incluir aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social/econômica”.

Para o pró-reitor Marcílio Delan, a PROPAAE se esforça para atender o maior número de estudantes e aponta que a UFRB é uma das universidades que mais investe em seus estudantes, ficando acima da média nacional. No entanto, "mais importante que o simbolismo da inauguração de uma residência estudantil é o fato da UFRB possibilitar a permanência de seus discentes, fazendo com que o sonho de concluir um curso de graduação e vislumbrar um futuro digno se torne realidade", aponta Delan.

{phocagallery view=category|categoryid=85|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!