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UFRB promove Encontro sobre Estágios na Graduação

26/03/12 16:11 , 13/01/16 15:47 | 2334

O Encontro sobre Estágios na Graduação promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na terça-feira, 20 de março, reuniu representantes do setor responsável pela gestão de estágios da UFRB – o Núcleo de Gestão de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – e de outras instituições federais de ensino para discutir “Desafios e Possibilidades da Gestão”. Foram debatidos os desafios decorrentes da Lei 11.788/2008 para a operacionalização dos estágios, socializadas experiências no âmbito das diferentes graduações e delineadas perspectivas para consolidação de políticas nesta área.

A pró-reitora de Graduação da UFRB Susana Pimentel deu boas-vindas a todos os gestores, coordenadores e orientadores de estágio e encaminhou os trabalhos do evento. A primeira mesa-redonda teve como tema “O estágio como experiência formativa na graduação”. Debateram os professores Terciana Moura (CFP-UFRB) e Fabrício Andrade (CAHL-UFRB), mediados pela professora Adriana Lopes (PROGRAD-UFRB).

Primeiro a expor, o professor Fabrício Andrade focou sobre “Formação Profissional e Estágio”. Para ele, as profissões têm ampliado cada vez mais o seu leque de atuação, o que exige o aprimoramento das competências profissionais que vão sendo requisitadas também no estágio. Com isso, Andrade sugere a superação da visão instrumental de estágio ligada somente à aplicação do conhecimento e prestação de serviço. “Pelo contrário, o estágio é um momento de construção do conhecimento. O objetivo é formar profissionais competentes para investigar e produzir sobre o campo em que estão circunscritos”, defendeu.

A apresentação de Terciana Moura centrou-se no relato de sua experiência como professora orientadora de estágio no curso de Pedagogia. Com o tema “O Estágio Supervisionado na Graduação: Pontos para Reflexão”, ela ressaltou a necessidade de superar o desafio apontado pelo professor Andrade. “Nossa tentativa tem sido para que o estágio deixe essa representação de atividade meramente burocrática e passe a se constituir como mecanismo de afirmação da identidade profissional e da construção do saber docente”, disse, destacando a importância do estágio, principalmente para um Centro de Formação de Professores.

Troca de experiências

A segunda mesa-redonda teve o mesmo tema geral do evento e reuniu os professores Célia Regina (UEFS), Wagner Félix (UNIVASF) e Luciana Souza (UNEB), com mediação da técnica Bianca Bispo (PROGRAD-UFRB). A professora Célia Regina expôs como funciona a operacionalização dos estágios, obrigatórios e não obrigatórios, na UEFS e as dificuldades encontradas nas licenciaturas. Já o professor Wagner Félix, da UNIVASF, relatou que não encontra dificuldades para campo de estágio para os cursos de bacharelado e ainda é pequena a demanda para as licenciaturas, porém, o fato da instituição estar localizada em diferentes Estados gera alguns entraves.

O debate teve continuidade com a professora Luciana Souza que falou sobre sua experiência de 12 anos como professora de estágio supervisionado em Geografia na UNEB. Esse momento do evento permitiu o compartilhamento de experiências entre as instituições e delineou perspectivas para a atuação e a formulação de políticas nesta área. Após as exposições, os participantes puderam fazer perguntas para esclarecer dúvidas e provocar mais reflexões sobre o estágio na graduação.

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