Fechar
Página inicial Notícias Livro da UFRB será lançado em Congresso Nacional de Comunicação

Livro da UFRB será lançado em Congresso Nacional de Comunicação

27/08/12 13:54 , 13/01/16 15:48 | 1201

O livro “O rádio na era da convergência das mídias”, editado pela EDUFRB, de autoria da jornalista e professora de jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rachel Severo Alves Neuberger, será lançado no próximo dia 5 de setembro em Fortaleza-CE. O lançamento acontece durante o Publicom, evento que faz parte do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, com o tema “Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação”, a ser realizado de 3 a 7 de setembro, na Unifor.

O livro traz uma contribuição em termos do entendimento sobre a história do rádio e seu lugar na contemporaneidade no que diz respeito a investimentos e audiência, transita por leis que regem a radiodifusão no país sob a iminência de um novo Marco Regulatório da Mídia, reflete sobre códigos de ética no que tange aos seus compromissos e necessidades de mudanças, estabelece as tipologias de rádio atuais, trazendo, inclusive, o rádio por linha modulada, mais conhecido como “rádio-poste”, ao âmbito das discussões sobre o que é rádio, além de avaliar o futuro do rádio e sua possível transição para o digital, a exemplo do que acontece com a televisão.

A finalidade principal do livro é auxiliar estudantes de comunicação nos estudos sobre o rádio e também pode ser utilizado por profissionais a fim de discutir sobre qual é o papel do veículo hoje, suas contribuições históricas, o seu lugar no mercado convergente e as necessidades de adaptação aos dias de hoje. Apesar de ser bastante abrangente em termos de Brasil, o livro traz algumas especificidades em relação à Bahia, onde a autora reside e desenvolve suas pesquisas.

Outras informações: www.ufrb.edu.br/editora

Na dúvida, fale conosco!