Página inicial Notícias Economia Solidária é tema de evento na UFRB

Economia Solidária é tema de evento na UFRB

06/11/12 09:40 , 13/01/16 15:48 | 3482

Aproximar produtores artesanais e segmentos acadêmicos da temática da Economia Solidária é um dos objetivos do evento que começou nesta segunda-feira, dia 5, no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Abrindo a programação, o I Seminário Dialogando sobre Economia Solidária e Produção Artesanal debateu os desafios da organização coletiva e promoveu a troca de experiências entre os diversos setores dos empreendimentos solidários.

A abertura contou com as presenças do Reitor em exercício, professor Silvio Soglia; dos pró-reitores de Graduação, Susana Pimentel, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; e das professoras Rosy Oliveira e Ósia Alexandrina, organizadoras do evento. “Essa é uma grande oportunidade para a Universidade de promover a troca de saberes”, declarou Soglia, em referência aos artesãos e produtores ali presentes. “Espero que possamos com apoio mais expressivo contribuir ainda mais para transformar a vida dessas pessoas”, afirmou.

Barros destacou a mobilização dos estudantes na organização do evento. Segundo o pró-reitor, a temática debatida mostra-se de fundamental importância na atualidade. “Produzir cooperativamente é uma alternativa real e concreta a um sistema de produção que vem gerando riqueza para poucos e contribuindo com a desigualdade econômica”, disse, antes de passar a palavra para os palestrantes. Três mesas redondas marcaram a sessão de exposições, que entre os convidados contou com representantes do Centro Público Estadual de Economia Solidária (Cesol) e da ONG Ai.Bi Brasil (Associação Amigos das Crianças).

A coordenadora do Cesol, Kátia Aparecida, falou sobre as ações do centro no apoio aos empreendimentos solidários. Para ela, pode-se agregar valor ao artesanato e fazer dele a renda principal de muitas famílias. É nesse sentido que a instituição atua em contato direto com comunidades de artesãos, oferecendo consultoria organizacional, assistência técnica, qualificação e apoio à comercialização. “Qualquer que seja o produto, é preciso ter planejamento e conhecer o ambiente”, defendeu o técnico da Superintendência de Economia Solidária da Setre, André Ferreira, mostrando aos empreendedores a importância do marketing solidário.

Coordenador da Ai.Bi Brasil, Gianluigi Airoldi, relatou a experiência de atuação da ONG e os desafios encontrados na criação da Associação dos Artesãos de Palha de Jacunã. Localizada no norte da Bahia, a comunidade teve que se organizar para mudar a sua realidade. A atividade fechou parte da programação do evento, que seguiu até o final da tarde. Interdisciplinar, o Seminário foi promovido pelos discentes dos cursos de Gestão de Cooperativas, Agroecologia, Agronomia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Engenharia Sanitária e Ambiental, e do PET Conexões - Acesso, Permanência e Pós-Permanência.

FAESOL -
Até a próxima quarta-feira, dia 07, visitantes vão poder conferir de perto produtos artesanais do Recôncavo na I Feira Acadêmica de Economia Solidária da UFRB. Estão presentes cerca de 30 expositores de produtos orgânicos e artesanatos em palha, barro, material reciclado e outros, dos municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Maragogipinho e Cachoeira. O evento é promovido pelos estudantes do curso de Gestão de Cooperativas. Inseridas na programação da feira, estão previstas ainda atividades formativas para os artesãos, apresentações culturais e troca de livros usados.

{phocagallery view=category|categoryid=119|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!