Página inicial Notícias CFP recebe V Encontro de Química da Bahia

CFP recebe V Encontro de Química da Bahia

11/11/12 17:59 , 13/01/16 15:48 | 2941

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a sede do V Encontro de Química da Bahia, entre os dias 09 e 11 de novembro. Já no primeiro dia, a abertura do evento contou com professores e estudantes de diversas instituições para debater o tema: “O papel da química na formação do cidadão para a sustentabilidade regional do Estado da Bahia”.

A palestra “Química sem Fronteiras” do professor Jailson Bittencourt de Andrade da Universidade Federal da Bahia foi destaque no primeiro dia. Nela, foram expostos os grandes benefícios da química para a sociedade, através de um resgate histórico da área, além das perspectivas de cenários futuros no país. Através de uma apresentação dinâmica e muito aplaudida, o professor, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (1996-1998), ressaltou a importância da química para um mundo mais sustentável.

Além da educação em Química, que na opinião de Andrade deve ser pensado da educação básica à pós-graduação, o estímulo à reflexão, discussão e proposição que permitam à Química contribuir para um futuro próspero e seguro foram apontados como questões-chaves para o bem-estar da nação. “É preciso educar para inovar e inovar para educar”, apontou o professor.

A mesa de abertura do evento contou com as presenças do reitor em exercício da UFRB, Silvio Soglia; o diretor do CFP, Clarivaldo Souza; a pró-reitora de graduação, Susana Pimentel; além da coordenadora do evento, a professora Joelma Fadigas do CFP. A representante da Secretaria Municipal de Educação, Ana Rita Alves, e o secretário regional da Sociedade Brasileira de Química, Maurício Tavares, completaram a mesa ao lado do palestrante do dia, Jailson Andrade. Ainda na cerimônia, o reconhecimento do trabalho do também professor da UFBA, Wilson Araújo Lopes, foi traduzido na entrega do Prêmio Prof. Dr. Antônio Celso Spínola Costa.

Minicursos, palestras, apresentação de pôsteres e mesas-redondas também fazem parte do V Encontro de Química da Bahia, com encerramento neste domingo, 11 de novembro, às 20h30. A palestra “O que é Ciência, afinal?” do professor Attico Inacio Chassot, Centro Universitário Metodista IPA/RS, finaliza a etapa regional do evento.

Na dúvida, fale conosco!