Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe aporte para fortalecimento do Sistema de Inovação Tecnológica

UFRB recebe aporte para fortalecimento do Sistema de Inovação Tecnológica

13/11/12 10:11 , 13/01/16 15:48 | 3187

O projeto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para fortalecimento de seu Sistema Local de Inovação Tecnológica acaba de ser aprovado pelo Edital 019/2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. A proposta assinada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB irá receber o aporte financeiro no valor de R$ 399.866,00.

De acordo com o gestor do NIT, professor Ferlando Santos, pretende-se mudar radialmente a estrutura do núcleo, transformando-o numa Coordenação de Inovação (CINOVA). Os recursos recebidos serão alocados na implantação dos Núcleos de Propriedade Intelectual, de Transferência de Tecnologia, de Incubação de Empresas e de Parque Tecnológico, além de investidos na aquisição de equipamentos e na formação de profissionais qualificados em propriedade intelectual.

Entre os objetivos da proposta da UFRB submetida ao edital da FAPESB está fortalecer as atividades de gestão da política de inovação e da proteção à propriedade intelectual da Universidade, bem como promover a sua transferência ao setor produtivo, identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e o empreendedorismo para contribuir com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Recôncavo da Bahia.

A efetivação desses esforços, segundo o texto da proposta, visa atender ao que determina a Lei de Inovação - Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, buscando alcançar a necessária profissionalização dos setores de Inovação Tecnológica da UFRB e consolidá-la como instituição inovadora, articulada com os governos municipal, estadual e federal; empresas e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) na Bahia e no Brasil.

“A UFRB é uma das principais ICTs de geração e difusão do conhecimento nesta região, portanto precisa criar mecanismos de proteção desse conhecimento e gerar um círculo virtuoso de inovação e mudança do cenário atual”, diz o professor Ferlando Santos. A intenção, segundo ele, também é aumentar significativamente o número de depósitos de patentes da Universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), gerando o impulso definitivo em favor do desenvolvimento local.

Confira o Resultado do Edital 019/2012 – FAPESB.

Na dúvida, fale conosco!