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Propostas do CETEC para formação em Engenharia ganham Chamada CNPq/Vale

07/12/12 12:58 , 13/01/16 15:48 | 5687

Seis propostas de docentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram aprovadas na Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Vale S.A N° 05/2012 - FORMA-ENGENHARIA. Além de apoio financeiro no valor global estimado de R$ 24 milhões, as propostas serão contempladas com bolsas para alunos da instituição, professores e estudantes de Ensino Médio. O objetivo é estimular a formação de Engenheiros no Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do país.

Os docentes do CETEC tiveram suas propostas aprovadas nas áreas de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial, Engenharia Elétrica e Biomédica, Geociências e Engenharia Agrícola. O professor Denis Petrucci, diretor do Centro, explica que a intenção também é combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos dos cursos de Engenharia e potencializar a vocação destes alunos em início de graduação. As propostas devem ainda promover a interação da Universidade com escolas do Ensino Médio, despertando o interesse vocacional dos alunos pela profissão de engenheiro e pela pesquisa científica e tecnológica.

“Sumô de Robôs: Tecnologia, Engenharia, Robótica e Física” é o título de uma das propostas aprovadas, na área de Engenharia Mecânica. De autoria do professor Ariston Cardoso, propõe a construção de robôs e aeromodelos para encarar disputas de sumô tradicional, em que o objetivo é empurrar o adversário para fora do tatame. “Além de exigir a aplicação de teorias relacionadas à mecânica, eletrônica e programação, a atividade vai propiciar a troca de experiências entre discentes do CETEC e alunos externos, enriquecendo a prática pedagógica”, acredita Cardoso. O projeto terá como instituição co-executora o Centro Educacional Cruzalmente.

Na mesma área do conhecimento, o projeto de autoria do professor Denis Petrucci propõe a “Elaboração de Kits Didáticos para Experimentos na Área de Fenômenos de Transporte”. O objetivo é a modelagem, o desenvolvimento e a execução de ferramentas básicas que permitam a visualização dos conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. “Vamos propor inicialmente situações simples, utilizando materiais de baixo custo ou recicláveis, para que os alunos possam refletir de forma crítica e criativa sobre os conceitos trabalhados”, diz Petrucci. A instituição co-executora também será o Centro Educacional Cruzalmente.

Os demais professores contemplados pela Chamada CNPq/Vale são Gildeberto Cardoso, Marcelo Santos, José Roberto Galindo e José Humberto Santos. Para cada proposta, será concedida uma bolsa na modalidade Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-B), para professor do ensino médio/técnico; uma bolsa na modalidade Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A), para aluno de Engenharia que tenha ingressado no curso a partir de 2011; e duas a quatro bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-B), para alunos de nível médio/técnico do primeiro ou segundo anos, preferencialmente com melhor desempenho em Matemática e Ciências. Todas têm prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses.

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