Fechar
Página inicial Notícias Professora da UFRB recebe prêmio da FAPESB por ideia inovadora

Professora da UFRB recebe prêmio da FAPESB por ideia inovadora

12/12/12 14:31 , 13/01/16 15:48 | 5602

Foto: Ascom/FapesbA professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Rozimar de Campos Pereira, foi premiada com o terceiro lugar na categoria Pesquisadores do Concurso Ideias Inovadoras 2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). O projeto que motivou a premiação tem como título "Armadilha para Captura de Curculionidae". Trata-se de um protótipo de armadilha para captura massal e monitoramento de insetos Curculionidae (perfuradores de madeira) para uso em áreas agrícolas e reflorestadas.

"O modelo proposto pretende acrescentar ao panorama atual de manejo integrado de pragas florestais e agrícolas mais uma estratégia de controle. Vale ressaltar que essa nova estratégia será econômica e ambientalmente segura", garante a professora Rozimar. Ela explica que a armadilha é especialmente adequada aos programas de certificação florestal voltados para a sustentabilidade, uma vez que elimina o uso de inseticidas causadores de desequilíbrio ambiental e resistência. Além disso, cita como vantagem a fácil construção e utilização das armadilhas.

De acordo com a proposta premiada pela FAPESB, o material de fabricação das armadilhas pode ser dos mais diversos: polietileno, PVC, entre outros. Assim, seu número por hectare também pode ser aumentado devido ao seu baixo valor. "No Brasil ainda não dispomos de uma armadilha comercial para captura destes insetos. As armadilhas de impacto que usam funis têm seus inconvenientes no que se refere ao peso, tamanho, material e custo e também pela necessidade de importação", explica a docente.

A armadilha protótipo se propõe ainda mais eficiente que as anteriores, já que nela será colocado apenas um dispositivo de liberação do odor atraente. "Dessa maneira, o odor é de fácil reposição e a pluma distribuída de maneira mais uniforme", diz Rozimar. O projeto está sendo desenvolvido há três anos em áreas florestais pertencentes a Copener Florestal, na cidade de Alagoinhas. Após o reconhecimento da premiação, o próximo passo será o pedido e acompanhamento do registro de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Concurso Ideias Inovadoras é realizado pela FAPESB no âmbito do Programa Empreende Bahia e tem como objetivos premiar as ideias inovadoras e incentivar a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo. Ao todo, 125 projetos foram submetidos à edição 2012, dos quais 35 passaram para a fase de defesa oral. Destes, 11 foram premiados nas categorias: Graduandos e Pós-Graduandos Lato Sensu, pós Graduandos Stricto Sensu, Pesquisadores e Inventores Independentes.

Na dúvida, fale conosco!