Fechar
Página inicial Notícias UFRB mobiliza escolas públicas por meio de Feira de Ciências

UFRB mobiliza escolas públicas por meio de Feira de Ciências

13/12/12 14:28 , 13/01/16 15:48 | 5164

Docentes e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acabam de ganhar mais uma oportunidade interagir e despertar o interesse da rede pública de ensino pela ciência. Pela segunda vez consecutiva, eles irão apoiar a realização de Feiras de Ciências nas escolas estaduais e municipais da região do Recôncavo, mobilizando professores e alunos da Educação Básica em torno de práticas educativas que fomentem a alfabetização científica e tecnológica.

A proposta "Feira de Ciência no chão da sala de aula da educação básica do Recôncavo da Bahia", de autoria de docentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, foi aprovada na Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES Nº 50/2012. Essa conquista repete o resultado alcançado em 2010, quando a proposta foi aprovada pela primeira vez e permitiu a realização da I Feira de Ciências, em junho deste ano. O evento aconteceu no Centro Educacional Cruzalmense (CEC) e envolveu quatro escolas da região.

A nova proposta pretende ampliar ainda mais as ações da Universidade e os parceiros alcançados. Desta vez, serão oito as instituições envolvidas. Cada escola receberá sua Feira de Ciências, que culminará num evento maior em 2014 no âmbito do calendário científico da UFRB. O projeto vai contar com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC- EM), além de monitores do CETEC. Durante o período de execução, eles trabalharão na produção de objetos de aprendizagem, experimentos e visitas a laboratórios da UFRB.

Para os idealizadores da proposta, os professores Ariston Cardoso (coordenador), Genilson Melo (vice-coordenador) e Balbino Pomponet, o contexto atual exige da escola novas práticas curriculares que consigam agregar elementos da ciência e da cultura em seu projeto educativo. "Hoje, sabe-se que instrumentalizar apenas a escola com recursos materiais não garante a mudança necessária para o desenvolvimento da educação. É preciso que se prepare o professor para atuar com os desafios dos novos tempos, marcados pelo rápido desenvolvimento das ciências e tecnologias de informação", sugerem, ressaltando a relevância do projeto nesse sentido.

A equipe executora do projeto conta ainda com a experiência de outros integrantes do quadro do CETEC, professores Sérgio Anunciação e Fábio Dias, e do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), professores Elinsmar Adorno e Girlene Souza. Somam-se ao grupo, professores da rede básica de ensino co-executores da proposta, entre eles Cristiano Dias, Andrea Rocha, Alainderson Silva e Thiago Sullivan.

Na dúvida, fale conosco!