Fechar
Página inicial Notícias I Feira de Tecnologia de Alimentos Funcionais da UFRB é realizada em Santo Antônio de Jesus

09/05/13 09:35 , 13/01/16 15:48 | 3697

Estudantes do curso de nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia mostraram produtos alimentícios desenvolvidos em laboratório na I Feira de Tecnologia de Alimentos Funcionais da UFRB. O evento foi realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) na praça Padre Mateus, Santo Antônio de Jesus, na última sexta-feira, 03 de maio.

Atividade de extensão da disciplina Tecnologia de Alimentos, a Feira foi idealizada pelo professor Ferlando Santos. "Na matéria, os estudantes aprendem sobre tecnologia do alimento e desenvolvem produtos, fazem sua marca e rotulagem. Após esta etapa, os estudantes precisam saber a aceitação daquele produto. O foco é interagir o curso de nutrição da UFRB com a população", relata Santos.

Ao todo, foram desenvolvidos oito produtos alimentícios funcionais: três tipos de biscoitos, dois shakes, uma bebida, um tempero e uma barra de cereal. Este último já foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os demais aguardam registro de patente de invenção. "Espero que em breve todos esses produtos estejam nas prateleiras", afirma a agente comunitária Marinalva Rodrigues de 45 anos. Em sua opinião, os estudantes e a UFRB fazem um importante papel ao divulgar conhecimento sobre alimentação de qualidade.

Para Marília Leite, estudante do 3º semestre de nutrição, a Feira apresenta alimentos funcionais, que, além de fazer um papel nutritivo, atuam em outros aspectos da fisiologia humana. Já Geise Araújo, colega de sala de Marília, vê o evento como uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela turma à população da cidade e, assim, trazer esta população também para a universidade.

"Foi trabalhoso, mas agora temos a retribuição ao ver que as pessoas gostaram", declara a estudante de nutrição Poliana Caldas. O evento teve a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, além de comerciantes locais que, de acordo com Ferlando Santos, doaram ingredientes para realizar o teste de aceitação dos produtos na feira.

Confira fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!