Fechar
Página inicial Notícias Evento na UFRB reúne representantes do SENGE, CREA-BA e SENAI-CIMATEC

Evento na UFRB reúne representantes do SENGE, CREA-BA e SENAI-CIMATEC

11/12/13 10:21 , 13/01/16 15:50 | 1715

Teve início nesta terça-feira, 10, a I Semana de Engenharia Civil e Mecânica (Secimec) promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento reúne as principais instituições da área das Engenharias no Estado, entre elas associações, conselhos de classe e empresas do ramo. Representantes do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do SENAI (Unidade CIMATEC), dentre outros, participam do encontro para discutir “A formação do Engenheiro e as inovações tecnológicas”.

Na abertura da Secimec, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, professor Denis Petrucci, comemorou a oportunidade de participar de mais um evento de suma importância para o centro de ensino no ano de 2013. “Esse evento marca a consolidação do CETEC e sua busca pelo aprimoramento dos cursos das ciências exatas e tecnológicas. Estamos mostrando que temos condições de oferecer cursos de qualidade e profissionais de respeito para o mercado de trabalho”, disse Petrucci, ao tempo em que convocou a comunidade acadêmica a promover e participar de mais debates sobre a profissão: “vocês, estudantes, devem incentivar e buscar novos eventos desta qualidade”.

O vice-reitor da UFRB, professor Silvio Soglia, também destacou o ano de 2013 como especialmente importante para o CETEC e os cursos de Engenharia pelo aporte de investimentos em infraestrutura. “Foi um ano de avanço pela conquista das unidades de aulas práticas e um pavilhão de laboratórios específico para os cursos deste centro”, lembrou o vice-reitor. Para ele, é certo que a UFRB precisa e continuará avançando, mas esses já são passos importantes para a qualificação dos cursos e formação dos estudantes. Soglia aproveitou para parabenizar pela escolha do tema da I Secimec e defendeu que é preciso ir além do avanço tecnológico e considerar também o aspecto sociopolítico da profissão.

“Acho que o engenheiro deve ser mais completo e menos especialista. Esse é nosso desafio. Não dá para formar profissionais muito compartimentados para o mercado”, disse o presidente do SENGE, Ubiratan Félix, em sua palestra “A formação do Engenheiro e as demandas do mercado de trabalho”. O sindicalista destacou que o segmento é considerado hoje um dos mais importantes para o crescimento econômico e social do país. Entre as oportunidades, ele citou as obras da Copa do Mundo, das Olimpíadas, do PAC, do Pré-Sal e do programa Minha Casa Minha Vida. “Nós temos tudo a fazer. Existe um mercado em potencial para a Engenharia”, disse. E parabenizou os engenheiros pela data comemorativa da profissão, 11 de dezembro.

Representando o CREA-BA, o engenheiro químico Herbert Oliveira apresentou os programas de aproximação do conselho com os estudantes, a exemplo do Programa de Educação Continuada e o CREAJr. Em seguida, falou sobre “Formação e mundo do trabalho do Engenheiro: oportunidades e desafios do século XXI”. E já no início de sua exposição defendeu a necessidade de interiorização dos profissionais. “Temos uma grande disparidade na distribuição dos engenheiros pelo Estado da Bahia, com forte concentração próxima à capital. Mais de 60% dos profissionais registrados, o que equivale a mais de 45 mil profissionais, estão na Região Metropolitana de Salvador. Isso nos mostra um horizonte a ser trabalhado”, afirmou.

A I Secimec segue até sexta-feira, dia 12. Na programação ainda estão previstas palestras com representantes da seção Bahia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (SINPROCIM-BA), da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC-BA), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-BA), do 2º Distrito Naval e do Consórcio Estaleiro do Paraguaçu, além de minicursos, exposição e o II Torneio de Ponte Treliçada do Recôncavo. A iniciativa é organizada pelos Colegiados e Núcleos Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da UFRB.

Confira as fotos do evento:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!