Fechar
Página inicial Notícias Docentes da UFRB são nomeados para Comissão Nacional de Avaliação do PET

Docentes da UFRB são nomeados para Comissão Nacional de Avaliação do PET

13/12/13 15:57 , 13/01/16 15:50 | 1533

Os docentes Cláudio Orlando do Nascimento, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), e José Fernandes de Melo Filho, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram nomeados para compor a Comissão Nacional de Avaliação do Programa de Educação Tutorial (PET). A portaria de nomeação foi publicada pela Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) no dia 03 de dezembro no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, os professores Nascimento e Melo Filho integram a comissão como membros indicados, respectivamente, para a área Interdisciplinar e para a área de Ciências Agrárias. O critério para indicação dos membros da Comissão Nacional é de que sejam professores conhecedores do programa, sendo 50% indicados pela Executiva Nacional do PET e 50% indicados pela SESu. “É um significativo reconhecimento profissional, de natureza política e acadêmica, ser escolhido dentre vários professores. Entretanto, considero que essa referência deva ser vista também institucionalmente, pelo que representa a UFRB no cenário nacional, especialmente no tocante às políticas de acesso e de permanência e ao seu êxito acadêmico”, disse Nascimento, tutor do PET Conexões de Saberes: UFRB e Recôncavo em Conexão.

Para Melo Filho, tutor do PET Agronomia, a nomeação foi também “uma demonstração de respeito à história de envolvimento e as contribuições dos dois professores para o fortalecimento e expansão do programa”. Desde o ano de 2012, eles integram também a Comissão Nacional de Seleção de Grupos PET. O tutor do PET Agronomia lembra ainda que grupo é um dos mais tracionais do país, fundado em 1979, e sempre com boa avaliação. “Espero emprestar minha experiência para fortalecer ainda mais o programa, com um sistema de avaliação eficiente, que sirva como um fator de aperfeiçoamento para os Grupos PET e não como um instrumento punitivo, procurando identificar os aspectos positivos e trabalhar aqueles que ainda precisam ser melhorados”, disse o professor.

Entres os objetivos da Comissão Nacional de Avaliação do PET estão propor políticas e diretrizes de funcionamento de forma a garantir a unidade nacional do programa; participar dos editais para apresentação de propostas de implantação de novos grupos e recomendar à SESu extinção de grupos por insuficiência de desempenho. Além disso, os membros da Comissão são responsáveis por estabelecer as normas e critérios para avaliação de desempenho dos tutores, dentro das diretrizes para acompanhamento e avaliação.

Sobre o programa - O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Além do incentivo à melhoria da graduação, o programa pretende estimular a criação de um modelo pedagógico no ensino superior que esteja de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Na dúvida, fale conosco!