Fechar
Página inicial Notícias UFRB certifica professores para prática do Esporte Educacional no Recôncavo

UFRB certifica professores para prática do Esporte Educacional no Recôncavo

23/12/13 12:27 , 13/01/16 15:50 | 2388

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na quarta-feira, 18, a cerimônia de encerramento do Ano II do Projeto Esporte & Cidadania, uma parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE) e a Petrobras. Durante o evento realizado no Anfiteatro da Reitoria, no campus de Cruz das Almas, também foram entregues os certificados do Curso de Formação em Esporte Educacional aos professores e gestores da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional.

Estiveram presentes representantes dos sete municípios integrantes da Rede no Recôncavo da Bahia: Santo Antonio de Jesus, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira e Maragojipe. Eles apresentaram os resultados já obtidos com o projeto em cada município e o planejamento para a continuidade das ações. Ao todo, 140 professores e 14 gestores foram certificados e irão disseminar a prática do Esporte Educacional nesta região. “Na medida em que trabalhamos os princípios do esporte numa perspectiva educacional, conseguimos ensinar para além do esporte, fazendo com que as crianças se tornem verdadeiros cidadãos”, disse Glauco Menezes, coordenador de formação.

Segundo a professora Rita Dias, coordenadora executiva do projeto na UFRB, cerca de 8400 crianças e adolescentes da rede pública de ensino já foram atendidas com o projeto nesses municípios. Soma-se a isso, mais 2 mil atendidas no Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas. “Além de ser a maior rede de multiplicadores do Esporte Educacional do Brasil, o projeto do Recôncavo é o único a estar inserido numa universidade pública. Para nós, isso é muito significativo, porque significa o cumprimento de nossa função social”, disse Rita. Semanalmente, são oferecidas atividades esportivas e socioeducativas em diferentes modalidades: boxe, basquete, futsal, capoeira, futebol e taekwondo.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, destacou a relevância do projeto para o fortalecimento do Recôncavo e a construção de um legado social nos esportes. Para ele, “é preciso aproveitar esse momento em que o Brasil vive um momento importante para o esporte, sediando eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, para exigir que mais legados como esse cheguem a todos os cantos do país, permaneçam e se intensifiquem cada vez mais”, afirmou. Nesse sentido, durante o evento, gestores de outros municípios do Recôncavo, como Sapeaçu, Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Amaro, Feira de Santana, Saubara e Teodoro Sampaio, foram convidados a conhecer o projeto e integrar a Rede de Parceiros Multiplicadores.

Rede Nacional - O Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional tem como objetivo específico formar cinco núcleos estratégicos de disseminação da metodologia do esporte educacional e atender 27.600 crianças e adolescentes. As ações já foram implantadas no Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Com o desafio de estimular o acesso ao esporte às crianças, o projeto incentiva princípios que contribuem para o exercício da cidadania, como a inclusão, o respeito à diversidade e o rumo à autonomia.

Na dúvida, fale conosco!