Fechar
Página inicial Notícias Processo seletivo para residência em área da saúde está com inscrições abertas

Processo seletivo para residência em área da saúde está com inscrições abertas

12/02/14 15:06 , 13/01/16 15:50 | 4641

O processo seletivo unificado para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Estado da Bahia está com inscrições abertas até 06 de março. O valor da bolsa é de R$ 2.976,26. A carga horária semanal é de 60h.

De acordo com o documento de seleção, “a proposta da Residência em Saúde, por área profissional e multiprofissional, apresenta uma perspectiva teórico-pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo não só o contato entre o mundo do trabalho e o mundo da formação, mas possibilitando um processo de educação permanente em saúde que afirme o trabalhador no seu universo de trabalho e na sociedade onde vive”. A taxa de inscrição é de R$120.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma das nove Comissões de Residência Multiprofissional. Ela é responsável pela Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria, 3 vagas, e Terapia Intensiva, 4 vagas. Trata-se de Ensino de Pós- Graduação lato sensu destinado à nutricionistas, sob a forma de curso de especialização. Fruto da parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Educação (MEC), a UFRB atuará como unidade de ensino juntamente com o Hospital Estadual da Criança e ao Hospital Geral Clériston Andrade. A carga horária semanal da residência é dividida em 48h destinadas às atividades de treinamento em serviço (práticas e teórico-práticas) e 12h às atividades teóricas. O residente deve ter disponibilidade para participar de atividades todos os dias da semana, inclusive aos sábados e feriados, conforme o edital.

O processo seletivo é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde, em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional, com os Coordenadores dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde. A consultoria técnica é da Fundação CEFETBAHIA. Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Estado da Bahia oferecem um total de 223 vagas, distribuídas em 25 programas , contemplando 14 profissões de saúde, entre elas: enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, psicologia, medicina veterinária, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, bacharelado em saúde coletiva, ciências sociais e educação física.

Além da UFRB, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Faculdade Pernambucana de Saúde, Faculdade Maria Milza, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade Salvador e Faculdade Adventista da Bahia são Comissões de Residência Multiprofissional.

Confira o Edital de Seleção.

Mais informações no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRB.

Na dúvida, fale conosco!