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UFRB realiza reuniões de avaliação do PDI 2010-2014

10/06/14 16:34 , 13/01/16 15:50 | 2258

Reuniões de avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2014 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram realizadas durante a última semana, de 02 a 06 de junho, em todos os Centros de Ensino. Trata-se de um processo de diagnóstico institucional prévio à construção do novo PDI 2015-2019.

Os Conselhos de Centro de Ensino do CCAAB, CETEC, CAHL, CFP e CCS e as comissões de implantação do CECULT e CETENS receberam o Pró-Reitor de Planejamento Juvenal Conceição, presidente da comissão de elaboração do documento. “Estamos trabalhando desde janeiro, fazendo discussões internas na comissão. Agora, iniciamos uma fase de consulta à comunidade acadêmica”, disse. Segundo o pró-reitor, apesar de ser uma exigência legal no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação, o PDI é um instrumento para orientar a gestão Administração que o usa como um dispositivo de Planejamento Estratégico. “Não precisamos pensar apenas no período mínimo da peça legal, cinco anos, mas aproveitar e pensar nos desafios para daqui a 20 anos, por exemplo, serve para definirmos onde nos queremos estar lá na frente”, ressalta Conceição.

Para o pró-reitor, é importante fazer um balanço do PDI então vigente para que se possa elaborar um novo documento. “Precisamos fazer um diagnóstico do plano atual: o que conseguimos? O que não conseguimos? E por que não?”. Em sua opinião, todo planejamento é dinâmico, em função disso, faz-se necessário identificar os caminhos que a UFRB pode trilhar. Ele também destaca que o debate em torno da formulação do PDI não deve concorrer com a discussão referente a nova Estatuinte, que é o lugar das definições a longo prazo: missão da UFRB e estrutura organizacional. No entanto, “o PDI não pode ser feito de maneira restrita, ele tem que, de alguma forma, ouvir a comunidade”.

O atual PDI possui 196 páginas, o que, na opinião do pró-reitor, dificulta a leitura do documento por uma parte significativa da comunidade acadêmica. “O documento precisa ter todos os eixos, mas devemos traduzi-lo em uma ferramenta mais sintética e usá-la como um guia para a prática cotidiana”, aponta. Os eixos temáticos do PDI são: perfil institucional, projeto pedagógico institucional, cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e cursos, perfil do corpo docente e técnico administrativo, organização administrativa, políticas de atendimento aos discentes, infraestrutura física e instalações acadêmicas, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e, por fim, aspectos financeiros e orçamentários.

“Quanto mais ouvirmos a comunidade acadêmica, mais seremos capazes de montar um plano representativo dos seus anseios, além de colaborar na produção de um plano que seja exequível, com metas atreladas a realidade”, declara. Na última sexta-feira, 06 de junho, o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) foi palco da reunião. Confira fotos abaixo:

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