Fechar
Página inicial Notícias Sede do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia é inaugurada na UFRB

Sede do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia é inaugurada na UFRB

13/10/14 16:21 , 13/01/16 15:51 | 2683

A sede do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia (NAF) foi inaugurada na última sexta-feira, 10 de outubro, no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A cerimônia de abertura do NAF fez parte da programação do VI Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia, com a temática “Importância do Profissional das Agrárias na Agricultura Familiar”. O evento teve encerramento no sábado, 10.

“No ano internacional da Agricultura Familiar e da Agroecologia, a UFRB inaugura o espaço físico da sede do NAF. É uma conquista que já vem de um processo de sete anos, o qual agora se solidifica, com o núcleo tendo condições de dar suporte para futuros projetos relacionados ao desenvolvimento da agricultura, principalmente na área do Recôncavo e da Bahia”, declara o coordenador do NAF, professor Alexandre Almassy. De acordo com ele, o objetivo é que a sede seja um espaço de participação da comunidade interna e externa: “a ideia é que tenhamos o agricultor familiar aqui presente, que os projetos consigam chegar às comunidades e trazê-las para dentro da universidade.”

Esse intercâmbio de saberes também foi destacado pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), o qual o NAF é vinculado, Elvis Lima. Presente na cerimônia de inauguração, ele declarou que o NAF já é um ponto de referência na área da agricultura familiar e agroecologia, com diversas capacitações internas e externas. “Desta forma, precisamos amplificar e ratificar a presença da UFRB no Recôncavo, na Bahia, no Nordeste e no Brasil”, afirma. A sede do NAF está situada na casa 3 do antigo Bairro dos Professores.

Além da inauguração da sede do NAF, o VI Encontro sobre Agricultura Familiar e Agroecologia também contou com a mesa redonda “O profissional que a universidade forma, o que chega ao campo e o que queremos”, com as presenças do professor Aelson de Almeida e Daniel de Castro; João Carlos, Agente de Desenvolvimento Territorial; Suzethe Araújo, coordenadora do Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo (CESOL) e a representante do Movimento de Apoio à Agricultura Familiar (AGROVIDA) e do estudante Joelton Belau, representante da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. "Antes de fazermos a pergunta sobre qual tipo de educação que desejamos, é necessário questionar inicialmente qual modelo de sociedade que nós queremos. Essa educação precisa estar contextualizada com a sociedade e com uma inserção grande com a extensão”, declara. 

De acordo com os organizadores, o encontro é um espaço político, educacional e social de reflexão e de reivindicação em torno das demandas da agricultura familiar, originadas tanto pela sociedade, quanto pela academia. A programação contou também com oficinas, debates e dia de campo.  No segundo dia, o tema da mesa redonda foi “Para onde está sendo direcionado o ensino da faculdade (tripé ensino, pesquisa, extensão); o que a disciplina das humanas influência na formação de um bom profissional e a mulher nas ciências agrárias (dificuldades, conquistas, etc)".

Confira fotos da inauguração do NAF e do evento:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!