Fechar
Página inicial Notícias SNPA e UFRB promovem IX Congresso Nordestino de Produção Animal

SNPA e UFRB promovem IX Congresso Nordestino de Produção Animal

13/11/14 11:00 , 13/01/16 15:52 | 1880

Teve início nesta terça-feira, 11 de novembro, o IX Congresso Nordestino de Produção Animal – CNPA 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia. O evento, promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tem como tema “Produção Animal: Novas Diretrizes”. A programação contempla os mais recentes avanços e pesquisas na produção animal brasileira e mundial, por meio de simpósios, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e exposição de produtos e serviços.

A cerimônia de abertura realizada na noite do dia 11, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu as instituições promotoras e apoiadoras do evento. Compuseram a mesa solene o presidente da SNPA, Evandro Holanda; a vice-presidente da SNPA e coordenadora geral do evento, Daniele Loures; o vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, Elvis Vieira; o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas; a coordenadora regional da ADAB, Fernanda Mendonça; o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Neto, e os representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), José Augusto Azevedo, e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-Ba), Isa Meirelles.

A coordenadora Daniele Loures deu as boas vindas aos participantes do evento e expressou a sua satisfação em recebê-los para a discussão e o compartilhamento dos conhecimentos gerados na área. “Realizar o CNPA pela primeira vez no estado da Bahia, após décadas, é uma responsabilidade histórica, inspiradora e desafiante”, disse a professora da UFRB, para quem a instituição teve um papel relevante no ano de 2014, que culminou na execução de um congresso de que todos poderão se beneficiar. “Por se tratar de um multi evento, o CNPA reúne os mais diversos interesses. Profissionais e estudantes poderão aproveitar os debates e congregar os conhecimentos técnicos com as realidades existentes, buscando alternativas e apontando caminhos para futuras pesquisas”, afirmou Daniele.

Em nome da SNPA, o presidente Evandro Holanda comemorou os números da 9ª edição do congresso que, para ele, comprovam o fortalecimento da instituição, de seus eventos e das ciências voltadas para a produção animal. De acordo com os dados registrados até o primeiro dia, foram 1.011 inscrições, 1.039 trabalhos submetidos e 807 trabalhos aprovados de participantes de diversos estados do país. “Este evento não é só do Nordeste, mas de todo o Brasil. Nesta oportunidade, cabe-nos refletir: quais são os nossos propósitos como cientistas, técnicos, produtores e cidadãos? Quais crenças e valores éticos nos norteiam? A clareza desses princípios nos conduzirá para qual futuro?”, elencou Holanda entre as questões que serão debatidas ao longo do IX CNPA.

O vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia, falou do orgulho da instituição em ser co-realizadora de um evento com uma dimensão nacional. “Tenho certeza que esse período de debates e de encontros contribuirá fortemente para a formação de seu público, com a qual temos responsabilidade”, disse. Sobre o tema do congresso, Soglia afirmou ter a convicção de que novas diretrizes na produção animal terão que passar necessariamente por uma visão de produção integrada. “Não podemos produzir o que quer que seja sem tirar o foco do meio ambiente e do homem, que é quem cuida e se aproveita daquilo que é o objeto desse congresso: a produção animal”, defendeu o vice-reitor.

Premiações e homenagens - Na ocasião, Soglia entregou a premiação de Melhor Tese apresentada ao IX CNPA a Rodolfo de Moraes Peixoto, orientado pelo professor Mateus Matiuzzi da Costa. O prêmio de Melhor Dissertação ficou com Wilma Cristina dos Santos, orientada pelo professor Willian Gonçalves do Nascimento, e o Melhor Trabalho, que levou o prêmio Jair de Araújo Marques, foi entregue a Maria Carolina Soares de Sousa. Em seguida, foram homenageados pelos serviços prestados à produção animal na região Nordeste: a presidente do CRMV-Ba, Ana Elisa Almeida, representada pela conselheira Isa Meirelles, e o fundador da SNPA, Sebastião Silva. A homenagem especial da noite foi feita pela comissão organizadora do evento para a professora Daniele Loures, pela coordenação geral.

Palestra magna - O encerramento das atividades ficou por conta da palestra magna do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Neto, que falou sobre “O futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira”. O diretor apresentou o Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica – Agropensa e o documento “Visão 2014-2034: o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira”, de autoria da Embrapa. Em sua apresentação, ele defendeu a importância de conhecer o contexto socioeconômico para se preparar para os desafios que vão desde a agricultura familiar à agricultura de precisão. Dentre eles, citou a produção aliada à sustentabilidade, a escassez de recursos naturais como a água e a inovação. “Não somos muito inovadores, mas felizmente a agricultura é uma das poucas áreas em que temos sido”, declarou.

A programação do IX CNPA segue até sexta-feira, dia 14. O evento técnico-científico compreende também o II Fórum de Estudantes de Zootecnia do Nordeste e os Simpósios Nordestinos de Alimentação de Ruminantes, de Sistemas de Produção, de Produção de Organismos Aquáticos, de Forragicultura e Pastagens, de Produção de Não Ruminantes, sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais e sobre Apicultura e Meliponicultura.

Mais informações: www.cnpa2014.org

Na dúvida, fale conosco!