Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/sao_felix
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias PROEXT promoveu debate sobre “Internet Pública Banda Larga” em São Félix

PROEXT promoveu debate sobre “Internet Pública Banda Larga” em São Félix

01/12/07 17:47 , 13/01/16 15:26 | 2188
A pró-reitoria de extensão da UFRB em conjunto ao colegiado do curso de comunicação promoveu, no dia 05 de dezembro, um debate sobre Internet pública - banda larga, no Centro Cultural Dannemann, São Félix.

O evento teve como palestrantes Vilson Vedana, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Zilton Rocha, deputado presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa da Bahia, Antônio Assis, assessor da Agência Geral de Comunicação da Bahia (AGECOM), Ernesto Marques, assessor da Secretária de Desenvolvimento Social (SEDES) e mediado pelo professor Luiz Nova, da UFRB.

Com a proposta de democratização e inclusão digital, Vilson Vedana levantou a discussão sobre o que seria de fato Internet acessível. “Internet para todos é na casa das pessoas, Internet nas escolas é um projeto pedagógico e não alcança a média de 23 horas por mês, que é a média dos brasileiros e a maior do mundo”. Segundo ele, há uma necessidade de união entre os três governos federal, estadual e municipal para implantação de uma Internet básica com velocidade máxima definida e gratuita.

Um dos maiores problemas, apontados por Vedana, é o monopólio de algumas empresas das regiões do Brasil, como a Telemar no Nordeste, que é a única que oferece o serviço de banda larga. Vedana afirmou que o governo anunciou a possibilidade de “ressuscitar” a Telebrás ou criar uma nova empresa que viabilize a utilização das fibras óticas das companhias de eletricidade ou Petrobrás para implantar a conexão para todos.

Antônio Assis, em sua palestra, disse que o comércio das telecomunicações é beneficiado pela Internet discada, já que garante grande lucratividade com a venda dos minutos. Ele afirmou que a AGECOM tem feito estudos na área de comunicação buscando projetos-piloto e estudando a melhor alternativa para implantar tecnologias acessíveis na Bahia.

Já Ernesto Marques ressaltou o quanto foi equivocado o modelo de privatização implantado no Brasil no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. Para ele, o Brasil tinha base tecnológica, mercado consumidor forte e influência no Cone Sul (grupo de países da América do Sul) capaz de desenvolver a telecomunicação antes das privatizações. “Eu considero que esse foi o maior crime cometido pelo Estado na história do Brasil”, afirmou Marques. Ele lembrou também que é importante a participação das universidades nas discussões sobre a temática da telecomunicação.

Contando com a presença de Gestores Públicos, representantes dos municípios do Recôncavo, organizações civis e do diretor do Centro de Artes Humanidades e Letras, o debate foi encerrado com uma provocação do assessor do deputado Zilton Rocha, Charles Carmo. “Existem 20 municípios com esse projeto de banda larga gratuita no país e nenhum deles é no Nordeste. O que está se buscando é o interesse dos órgãos, universidade, representantes do municípios e a PROEXT, aqui presente, unir os poderes e efetivar a primeira Internet em banda larga gratuita no Recôncavo ”.

Cobertura do evento pelas estudantes de Jornalismo Lorena Andrade e Tamires Peixoto

Para saber mais:

O objetivo da UFRB com este evento foi  abrir o debate com os Poderes Públicos e a Sociedade Civil do Território do Recôncavo. Segundo Val Rocha, do Núcleo de Cultura e Comunicação da PROEXT, ‘este é um momento especial e apropriado para avançarmos de forma parceira nessa perspectiva, posto que o governo Federal colocou em discussão, ainda na semana passada, a democratização das comunicações e o fortalecimento das empresas públicas nesse setor’.

Pensando no Recôncavo como Território de Vanguarda cultural, a UFRB acredita que a cultura e a comunicação, juntas, poderão fortalecer a democracia participativa por propiciar produção e difusão de conhecimentos, difusão de informações, facilitação da pesquisa, além de propiciar um ambiente virtual privilegiado de diálogo dos Poderes e Organizações com as populações locais.

Para Aelson Almeida, Pró-reitor de Extensão, o Brasil já deu sinais de avanço, instalando internet pública em 5 municípios do Sudoeste. ‘A Bahia pode ser a vanguarda no nordeste. E o Recôncavo, a vanguarda da Bahia’ completa.

{gallery}noticias/sao_felix{/gallery}
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!