Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/conde_reivindica
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias São Francisco do Conde reivindica instalação de um Campus da UFRB

São Francisco do Conde reivindica instalação de um Campus da UFRB

03/12/07 05:38 , 13/01/16 15:26 | 2770
A Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do Conde realizou uma audiência pública no dia 30/11/07, com a intenção de reivindicar que o município tenha um Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, foi a busca em concretizar um sonho da comunidade sanfranciscana, que todos os vereadores concordaram com a necessidade de mobilização. Eles convidaram o Reitor Paulo Gabriel Nacif para discutir caminhos para a implantação da UFRB em São Francisco do Conde.

O auditório da Câmara ficou repleto de professores da rede pública, estudantes, integrantes de ONG's, sindicatos e demais movimentos sociais. Dentre as autoridades presentes, estava a Secretária de Educação do município, Maria Guedes,  o Superintendente do PROCON na Bahia, Sérgio São Bernardo,  os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), João Leão (PP) e Lídice da Mata (PSB), bem como os deputados estaduais Álvaro Gomes (PC do B) e Bira Coroa (PT), além de representantes da Petrobrás e do Goberno da Bahia, que firmaram compromisso de somar forças para implantar um Campus da UFRB em São Francisco do Conde.  

O Reitor iniciou seu pronunciamento afirmando que como uma Universidade situada no território do Recôncavo, que busca estabelecer diálogo com as demandas locais, rumo ao desenvolvimento regional, acha justa a reivindicação da cidade, e que aquele era um momento importante de mobilização da comunidade sanfranciscana, pois estavam presentes ali, parceiros importantes para que o sonho do povo sanfranciscano seja realizado. Ele afirmou ainda que as cidades que foram contempladas com um campus da UFRB, conquistaram-no por conta da mobilização efetuada, além de contarem com os  políticos locais.

Com as palavras de ordem “UFRB em São Francisco: A História nos Garante este Direito!” os vereadores Rilza Valentim, Venilson Chaves, Mario Nogueira, Nem do Caípe, Sonia Batista e Renato Costa Rosa, cobraram do Reitor, a correção de uma injustiça histórica para com São Francisco do Conde, pois O Instituto Imperial de Agronomia, que virou Escola de Agronomia da UFBA e por sua vez, deu espaço para o surgimento da UFRB, nasceu no distrito de São Bento das Lages no século XIX.

Para os vereadores, nada mais justo do que a UFRB ter um campus na sua cidade-mãe. Para a vereadora Rilza Valentim (PT – Partido dos Trabalhadores) “a implantação de um campus da UFRB em São Francisco do Conde, além de corrigir uma injustiça com a História da própria Universidade no município, revitalizaria aquela região do Recôncavo no ponto de vista econômico e social”.

Como encaminhamento final da audiência foi decidido que os nove vereadores da Câmara Municipal, bem como deputados federais e estaduais, o representante da PETROBRÁS constituirão uma comitiva que irá a Brasília numa audiência marcada com o presidente Luís lnácio Lula da Silva,  para juntos reivindicarem por um campus naquela cidade.

"Este foi um evento suprapartidário onde a vontade do povo superou os interesses individuais. Esta audiência nos permitiu perceber o quanto a UFRB tem um papel importante no processo de emancipação socio-política e econômica do Recôncavo da Bahia", afirmou o Professor Marivaldo do Amaral, do CFP da UFRB, que participou da audiência.
 
{gallery}noticias/conde_reivindica{/gallery} 
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!