Página inicial Notícias Esporte educacional é tema de encontro na UFRB

Esporte educacional é tema de encontro na UFRB

11/02/15 17:18 , 13/01/16 15:52 | 1619

O I Encontro de Formação da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional teve início na última terça-feira, 10 de fevereiro, no Anfiteatro da Reitoria, campus de Cruz das Almas. O evento, que segue até quinta-feira, 12, é fruto do projeto Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia.

O debate sobre a relação entre esporte, educação e sociedade é o foco do Encontro que trouxe, além de professores e pedagogos de Cruz das Almas, profissionais dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe, Sapeaçu, Saubara, Santo Amaro, Teodoro Sampaio e Feira de Santana.

“O projeto reúne 13 municípios do recôncavo e cria uma rede extremamente importante para pensar e executar políticas públicas de educação e de formação de professores, desenvolvendo metodologias e aspectos pedagógicos que dêem conta de uma dimensão maior que não é só a aprendizagem tradicional. Isso é fazer educação de forma qualificada e diferenciada”, destacou o vice-reitor Silvio Soglia, presente na mesa de abertura do evento. Ao seu lado, o professor Jean Barros, do Núcleo de Pesquisa GUETO, a professora Rita Dias, coordenadora geral do projeto da Rede de Multiplicadores na UFRB, e Cibele Venâncio, representante do Instituto Esporte Educação (IEE).

Para a Rita Dias, o encontro possibilita a troca de vivências entre os profissionais da educação, discutindo a ampliação de políticas públicas de acesso ao esporte e ao lazer. “O desafio é levar o esporte para todos os estudantes na rede pública, ampliar o seu acesso ao que entendemos como formação integrada. Agregar ainda a educação a prática esportiva e ao lazer, com as diversas possibilidades de cooperação que existe com o que fazemos aqui, especialmente com o que vocês (professores da rede pública) são capazes de trabalhar em sala de aula, com todos os desafios que existem nesse cotidiano”, apontou a coordenadora.

Já Cibele Venâncio do IEE explicou que, em 2009, com a parceria com a Petrobras, nasceu a rede de parceiros multiplicadores, presente em sete estados do Brasil e que alcança cerca de 20 mil estudantes. “Trabalhamos a linguagem corporal dentro da escola, pois ela favorece outras linguagens como a escrita e a verbal”, afirmou. Para ela, o encontro é uma oportunidade de trocar ideias e experiências obtidas em sala de aula: “aqui, é o momento de compartilhar, de criar ideias e aprender mais um com o outro”.

Confira fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!