Fechar
Página inicial Notícias Fórum 20 Novembro em Cachoeira debate desafios da população negra

Fórum 20 Novembro em Cachoeira debate desafios da população negra

01/12/15 04:20 , 13/01/16 15:53 | 929

O campus de Cachoeira realizou na última sexta-feira, 27, mais uma atividade comemorativa do IX Fórum 20 de Novembro – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo. O Cine Theatro Cachoeirano foi o palco da programação da noite com o debate sobre o tema: "A Vida do Negro no Brasil: Avanço, Perspectivas e Desafios".

Participaram da mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia; o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luis Bernado; a representante da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-Ba), Ana Placidino; o representante do povo de Santo local, Ogan Tatá; além do professor do curso de História da UFRB, Antônio Liberac.

O professor Antônio Liberac destacou que as comemorações da consciência negra no 20 de novembro se sobrepõem aos festejos do 13 de maio, uma vez que a abolição da Lei Áurea mantém uma representatividade ainda muito relacionada à monarquia. “Nossa universidade participa efetivamente em todos os dez anos de existência da construção desse espaço de reflexão que se tornou a data do 20 de novembro enquanto elemento de tradição e de resistência nesse lugar especial que é o recôncavo e que traz consigo a simbologia da religiosidade e da cultura de origem africana”, disse.

O reitor, Silvio Soglia, lembrou que a UFRB adotou o sistema de cotas desde o seu primeiro vestibular e reforçou o significado de debater a consciência negra.“O Fórum é um grande momento da nossa instituição e que vem se constituindo como um espaço de debate, mas também de celebração especialmente na tentativa de promover a integração com as comunidades que temos atuação. Nós somos uma universidade da inclusão e como tal, devemos valorizar e reconhecer a luta daqueles que fazem o papel de resistência da cultura afro em nosso espaço territorial” , destacou.

Em seguida foram realizadas apresentações culturais e ao final, foi realizada a conferência: “Povos tradicionais de matrizes africanas e soberania alimentar”, ministrada pela médica Regina Nogueira. A palestrante apresentou curiosidades e reflexões sobre a composição dos alimentos que consumimos diariamente e defendeu a necessidade de saber a trajetória dos alimentos que ingerimos.

As atividades do Fórum em Cachoeira tiveram início no dia 24 e seguiram até o último domingo, 29, através da programação em paralelo do III Ciclo de Palestras: Seminário Internacional do Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Confira fotos da atividade:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!