Página inicial Notícias Nota CONSUNI: UFRB em defesa da democracia

Nota CONSUNI: UFRB em defesa da democracia

12/04/16 11:34 , 12/04/16 12:00 | 455

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em reunião ordinária, no dia 06 de abril de 2016, decidiu por unanimidade expressar seu apoio incondicional à manutenção da legalidade democrática no Brasil, rejeitando veementemente as tentativas de desestabilização da ordem institucional do país.

O combate à corrupção é fundamental e deve respeitar os limites da legalidade, com garantia de isonomia judicial, impessoalidade nos processos formalizados dentro dos ritos e procedimentos específicos.

A UFRB vem a público na defesa do Estado democrático de direito e pela garantia rigorosa dos direitos sociais conquistados. Em especial, defendemos o direito à educação pública de qualidade e o processo de expansão, interiorização e democratização do acesso às universidades públicas, percebidos como eixos fundamentais para o desenvolvimento nacional. A nossa Universidade, fruto da luta de diversos movimentos sociais e da população do Recôncavo da Bahia, foi construída nesta perspectiva. Ao longo dos seus 10 anos de existência, a UFRB assumiu o protagonismo em defesa das políticas sociais e pelo fortalecimento da sua função social e não se furtará em defender a Democracia num cenário em que importantes conquistas sociais se encontram sob ameaça e em que correntes conservadoras tentam desestabilizar os processos democráticos.

Em um momento de extrema polarização, no qual as mensagens de ódio e de incitação à violência aumentam assustadoramente, reiteramos nossa crença na democracia e na universidade como espaço de inclusão, de diversidade, de valorização do pensamento crítico e de entendimento democrático.

Cruz das Almas, 11 de abril de 2016.
Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Na dúvida, fale conosco!