Fechar
Página inicial Notícias Pesquisadora da UFRB lança site Filmografia Baiana em Santo Amaro
LANÇAMENTO

Pesquisadora da UFRB lança site Filmografia Baiana em Santo Amaro

26/10/17 09:42 , 26/10/17 09:42 | 1611

A terceira fase do projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva”, que abrange pesquisa em produção audiovisual no período de 2010 a 2017, vai ganhar um novo site. O lançamento do site que, promove projeto de mapeamento e divulgação da produção audiovisual do Estado, será hoje (26), às 19h, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. O evento é gratuito e aberto ao público que vai participar, também, da exibição do filme baiano “Café com Canela”, produção recém-premiada no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, produzido por alunos egressos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.

O site é parte dos esforços de pesquisa do grupo coordenado pela professora Laura Bezerra, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB) e um dos meios de registro das produções baianas, e mobilizador de outros espaços para a divulgação, valorização e salvaguarda dessas produções. 

Nesta terceira etapa, foi realizada uma pesquisa específica para a produção do Recôncavo da Bahia e para a videoarte no sentido de incentivar a promoção da diversidade dentro do próprio Estado da Bahia. Este processo de valorização regional tem efeitos no âmbito da dimensão simbólica e política da cultura, mas também na sua dimensão econômica. 

Contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em 2016, o projeto “Filmografia Baiana: Preservar, valorizar, difundir” tem como objetivo catalogar e divulgar dados sobre a produção audiovisual da Bahia. Desde o início da pesquisa, em 2008, foram catalogados mais de 2.000 filmes de curta e longa-metragens, vídeos e seriados de TV, de 1910 a 2017.

Projeto

O projeto “Filmografia Baiana: Memória Viva” tem como objetivos principais pesquisar e divulgar informações sobre a produção audiovisual da Bahia desde os seus primórdios. Ao longo da pesquisa foram catalogados curtas e longas-metragens, independente do suporte, gênero, valor artístico ou comercial.

Na primeira fase do projeto, aconteceu o mapeamento da filmografia baiana. Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma visão geral sobre a produção baiana de cinema e de vídeo. A prospecção da produção audiovisual do Estado e o registro de informações básicas sobre a maior quantidade possível de filmes produzidos na Bahia, eve como base o Banco de Dados da Filmografia Brasileira e do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira (SP); a literatura contemporânea e histórica sobre o cinema baiano; informações enviadas por produtoras e realizadores; e uma pesquisa sistemática em alguns Festivais e Mostras.

Na segunda fase do projeto, a meta foi atualizar e aprofundar a pesquisa a partir de 1959, ano de estreia do longa-metragem “Redenção” (dirigido por Roberto Pires). O recorte da pesquisa abrangeu filmes de longa-metragem realizados na Bahia entre 1959-2009; filmes baianos realizados em 35mm nos últimos 50 anos; e a produção audiovisual baiana de 2005 a 2010 (independente de metragem e suporte).

O grupo de pesquisa priorizou as fontes primárias, os filmes, encontrados no Núcleo de Memória da Dimas (Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia) e na Produtora Universitária de Vídeo – ProVídeo da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano).

Café Com Canela

A obra “Café com Canela” escolhida para ser exibida no lançamento do site Filmografia Baiana possui um elenco de negros e tem como plano de fundo o Recôncavo e a beleza da Baía de Todos os Santos. O filme acaba de receber três prêmios na  50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: melhor longa-metragem (Júri popular); melhor roteiro (Ary Rosa) e melhor atriz (Valdineia Soriano).

O filme, produzido pela Rosza Filmes, sediada em São Félix e dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, formados pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, traz para o cinema o protagonismo das mulheres negras. Duas mulheres, cada uma com seu modo de vida, vivem em cidades distintas, separadas por uma ponte e um rio. Quando elas se encontram, inicia-se um processo de transformação.

Serviço

Lançamento do site Filmografia Baiana

Data: quinta, 26 de outubro

Local: Teatro Dona Canô – Santo Amaro

Horário: 19h

Valor: Gratuito                 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!