Página inicial Notícias UFRB recebe visita de estudantes africanos de 14 países

UFRB recebe visita de estudantes africanos de 14 países

14/11/17 15:11 , 16/11/17 07:02 | 1699
imagem sem descrição.

Um grupo de 28 pessoas do continente africano visitou ontem (13), à tarde, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Campus Cruz das Almas, para conhecer a infraestrutura e a história de implantação da instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Oriundos de 14 países, os integrantes do grupo estavam acompanhados do coordenador Bruno Martins, do Youth Technical Training Program – YTTP (Programa de Capacitação Técnica Juvenil), vinculado ao Instituto Brasil África (Ibraf); e do professor da UFRB, Marcos Roberto da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca.

Eles foram recebidos pelo reitor Silvio Luis de Oliveira Soglia; e pela vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, que explicaram a origem da UFRB; os processos de acesso aos cursos de graduação e pós-graduação e os intercâmbios internacionais que a UFRB mantém com universidades africanas em Moçambique e Angola.

O reitor Silvio Soglia falou do desejo da UFRB em ampliar as cooperações técnico-científicas e o intercâmbio com outras universidades e institutos de ensino e pesquisa africanos e agradeceu a visita da comitiva.

Silvio explicou que a instituição herdou o curso superior de agronomia mais antigo da América Latina, implantado em 1859. Ao saber que os africanos estão no Brasil desde o dia 23 de outubro, realizando cursos diversos, promovidos pelo setor de mandiocultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Cruz das Almas, Silvio Soglia lembrou da trajetória e do compromisso do professor Antônio José da Conceição, autor do livro “A Mandioca”, considerado uma referência brasileira na academia, com essa área.

Silvio Soglia e Georgina Gonçalves responderam inúmeras perguntas dos visitantes, interessados em conhecer os cursos da instituição, o custo de vida em Cruz das Almas e os processos de ingresso e permanência na UFRB.

Além da visita ao prédio da Reitoria, a pedido do grupo, aconteceu uma aula prática sobre plantio mecanizado de mandioca.

O professor Marcos Silva apresentou o projeto de extensão "Implantação participativa de sistema tecnológico de produção de mandioca em Associações de Produtores Rurais do Município de Cruz das Almas", desenvolvido na Associação Comunitária da Tapera e Corta Jaca, na sexta-feira, dia 10. Após aula teórica sobre o projeto na sede da Embrapa, parceira da UFRB, os estudantes africanos fizeram uma visita técnica orientada com aula prática na área de produção de manivas, naquela comunidade.

Este projeto tem como objetivo além de promover o uso de tecnologias adequadas para os pequenos produtores da agricultura familiar de comunidades rurais de Cruz das Almas tem ligação direta com o projeto Reniva: produção de manivas de mandioca com garantida qualidade genética e fitossanitária do Governo do estado da Bahia.

“A Embrapa nos convidou para participar desta formação devido ao nosso envolvimento em trabalhos de pesquisa e extensão rural com a cultura de mandioca”, explica Marcos Silva.

Avaliação

O coordenador do YTTP, Bruno Martins, achou muito importante que os estudantes africanos conheçam a UFRB para ter uma ideia da importância do ensino e da magnitude da estrutura do Campus Cruz das Almas. “Fomos muito bem recepcionados pelo reitor, que fez uma abertura e convite para eles estudem e pesquise, em algum momento, nos cursos de graduação ou pós-graduação”.

Para Bruno Martins, os estudantes ficaram vislumbrados com a possibilidade de continuar essa integração entre a África e o Brasil, também por meio da educação.

O professor Marcos Silva considerou importante a visita dos africanos a UFRB no sentido de “estabelecer intercambio internacional e contribuir para a difusão de tecnologias sobre a cultura da mandioca, dado ao fato que o país detém seguramente o maior avanço tecnológico no sistema de produção de mandioca entre os países produtores”.

Na dúvida, fale conosco!