Fechar
Página inicial Notícias Palestra de professor surdo e negro abre Fórum 20 de Novembro em Feira de Santana
SERTÃO PRETO

Palestra de professor surdo e negro abre Fórum 20 de Novembro em Feira de Santana

28/11/17 18:31 , 29/11/17 07:58 | 2631
imagem sem descrição.

O “III Fórum 20 de Novembro do CETENS/UFRB”, Campus Feira de Santana, foi aberto com uma palestra do professor surdo Albery Pires França Vasconcelos, 44 anos, militante das causas dos surdos e negros, por inclusão social, através da educação pública. Albery é graduado em Serviço Social, especialista em Libras, professor em três instituições e técnico administrativo na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O “III Fórum 20 de Novembro do CETENS/UFRB” integra a programação do XI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, cujo objetivo é promover e possibilitar ações que provoquem a sociedade a conhecer, refletir e discutir, as políticas afirmativas e as práticas de promoção da equidade.

O evento em Feira de Santana aberto hoje (28), pela manhã, na Tenda Sertão Preto montada no interior do Campus da UFRB, e integrada com outras atividades paralelas, atraiu a atenção e a participação de professores, técnicos administrativos e alunos da UFRB; de alunos e professores do CEACM e do Instituto Federal da Bahia, Campus Feira de Santana, bem como pessoas da comunidade.

Na palestra “O Espaço do negro na Universidade”, relatada por uma intérprete em libras, Albery Vasconcelos destacou que a cultura dos surdos é visual e relatou suas dificuldades para vencer as barreiras educacionais ao longo de sua vida e inserção no mercado de trabalho.

Albery refletiu os avanços na área educacional para inclusão das pessoas com deficiência a partir de leis de definição de cotas, reserva de vagas e criação de cursos de Libras em universidades públicas, dentre elas, a UFRB.

Segundo ele, “antes os jovens negros tinham que titular-se em redes particulares de ensino superior, obtendo diplomas desvalorizados no mercado de trabalho” e que essa realidade começou a mudar com a política de expansão do ensino superior, a partir de 2003.

Albery defendeu que as universidades tenham mais vagas para negros e surdos, como instrumento de inclusão social e de perspectiva de melhores oportunidades de trabalho.

A pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, professora Maria Goretti da Fonseca palestrou em seguida sobre o perfil do discente da UFRB. Segundo os dados apresentados, a UFRB é predominantemente feminina: 63,80%.

A pró-reitora fixou os dados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). 59,01% do total de alunos são mulheres. Entre os alunos, 93,75% se autodeclaram negros – a média nacional é 47,57%. 84,80% dos alunos são oriundos de escolas públicas, destes 53% ingressaram por ampla concorrência.

“O CETENS reproduz a UFRB no geral, é uma universidade de mulher negra, de baixa renda”, disse a pró-reitora, para quem, isso demonstra a efetividade de uma política de inclusão social que tem dado certo nos territórios em que a UFRB está implantada.

Mesa de abertura – Antes das palestras de Albery e de Maria Goretti, o evento foi aberto com a composição da mesa de honra, da qual participaram o reitor, professor Silvio Luiz de Oliveira Soglia; a pró-reitora Maria Goretti; a diretora do CETENS, professora Susana Couto Pimentel; a professora Ana Paulo Inácio Diório, coordenadora de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão; e o coordenador da CINOVA, professor Paulo José Lima Juiz, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação.

A programação do evento em Feira de Santana segue até quinta-feira, dia 30.

Veja o vídeo da abertura:

Veja fotos da abertura do evento:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!