Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Plenária na UFRB elege nova diretoria do Colegiado Territorial do Recôncavo
Início do conteúdo da página
CODETER

Plenária na UFRB elege nova diretoria do Colegiado Territorial do Recôncavo

03/01/18 09:53 | 03/01/18 09:53 | 1558
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou no último dia 15 de dezembro, no Anfiteatro da Reitoria, a Plenária do Colegiado Territorial do Recôncavo (CODETER). O encontro teve o objetivo de eleger os membros do Colegiado no quadriênio 2017/2020 e realizar a homologação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PTDRSS).

O CODETER é um fórum de discussão e de participação social, com a finalidade de promover a discussão local das ações e projetos de desenvolvimento territorial sustentável e solidário, além de promover a integração dos diversos segmentos do Recôncavo. O Colegiado é formado por representantes da sociedade civil e do poder público dos dezenove municípios que compõem o Território do Recôncavo baiano.

Estavam presentes o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a pró-reitora de Extensão; Tatiana Velloso; o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto; o representante da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Ubiramar Bispo, e a representante da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN-BA), Sheila Silva. A Diretoria Executiva do Colegiado ficou constituída por Eládio Bahia, da Prefeitura Municipal de Maragogipe, na Coordenador Geral; José Mário Santana, da ASCOOB, como Secretário Executivo, e Mariana Santos, da Associação Sapucaia, como Coordenadora Financeira.

Após eleição e posse do CODETER, os professores da UFRB Philippe Louis Sablayrolles e Tatiana Velloso apresentaram o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O PTDRSS foi elaborado a partir da sistematização de documentos e de oficinas realizadas pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), no período de 2015 a 2017. “O plano se constitui como principal instrumento de planejamento do CODETER do Recôncavo, enquanto instrumento norteador de estratégias e de intervenções no território, traduzido em ações prioritárias nas dimensões socioeconômicas, sociocultural, educacional, ambiental e político-institucional”, apontou Tatiana.

Projeto Mais Mercado - Ainda na ocasião foram apresentadas e discutidas as ações do “Projeto Mais Mercado”, coordenado pelo professor Philippe Louis Sablayrolles, com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). A iniciativa visa fortalecer o processo de comercialização das Organizações Econômicas da Agricultura Familiar da Bahia, ampliando a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal.

Segundo Sablayrolles, a expectativa do projeto é melhorar a inserção da agricultura familiar baiana nos mercados, a partir das atividades acadêmicas da Universidade, na relação indissociável entre a extensão universitária com o ensino e a pesquisa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página