A ação Vai de Bike deu o pontapé da campanha Águas de Março, que reserva este mês, para ações de conscientização do uso racional de água e preservação do meio ambiente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Vai de Bike mobilizou parte da comunidade acadêmica, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, e objetivou a redução da emissão de gases que causem o efeito estufa, segundo Leandro Barreto, do Núcleo de Logística Sustentável da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). As pessoas que aderiram ao ato deixaram seus veículos motores em casa e vieram de bicicleta para as aulas ou ao trabalho no Campus Cruz das Almas.
O projeto Vai De Bike está em sua segunda edição na UFRB e foi inspirada na iniciativa mundial, que começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956.
A programação Águas de Março, organizada pelo Núcleo de Gestão de Logística Sustentável, Núcleo de Meio Ambiente e GT Águas da UFRB, segue durante este mês com ações de mobilização que irão envolver campanhas publicitárias, distribuição de brindes e encontros do GT Águas da UFRB.
Ações
Alunos e pesquisadores do GT Águas mapearam os pontos de consumo e de fornecimento de água no Campus Cruz das Almas. Os pontos de consumo foram diagnosticados com o objetivo de fornecer informações que possibilitem reduzir o consumo expressivo de água e diminuir a conta da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A), principal fornecedora; bem como saber a segurança dos abastecimentos por carros pipa e poços subterrâneos próprios da UFRB.
A professora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Rosa Alencar, integrante do GT Águas, disse que a próxima etapa é avaliar a necessidade de manter essas três fontes de abastecimento e da segurança da qualidade da água consumida no Campus Cruz das Almas.
A professora Anaxsandra Lima Duarte, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental e integrante do GT Águas, destacou como importante o trabalho do grupo, que influenciou vários alunos que estão desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir dos levantamentos e diagnósticos feitos no âmbito do GT Águas.
Dia D
O Dia “D” da programação é a palestra “Águas na UFRB” a ser realizada no dia 22 de março, Dia Mundial das Águas, às 8h, no Anfiteatro da UFRB. O tema será debatido pelas professoras Gabriela Botelho, Anaxsandra Duarte e Rosa Alencar, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).