Fechar
Página inicial Notícias Começa com Vai de Bike programação da UFRB para racionalizar uso da água
CONSCIENTIZAÇÃO

Começa com Vai de Bike programação da UFRB para racionalizar uso da água

01/03/18 10:22 , 01/03/18 10:25 | 1423
imagem sem descrição.

A ação Vai de Bike deu o pontapé da campanha Águas de Março, que reserva este mês, para ações de conscientização do uso racional de água e preservação do meio ambiente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Vai de Bike mobilizou parte da comunidade acadêmica, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, e objetivou a redução da emissão de gases que causem o efeito estufa, segundo Leandro Barreto, do Núcleo de Logística Sustentável da Pró-Reitoria de Administração (PROAD). As pessoas que aderiram ao ato deixaram seus veículos motores em casa e vieram de bicicleta para as aulas ou ao trabalho no Campus Cruz das Almas.

O projeto Vai De Bike está em sua segunda edição na UFRB e foi inspirada na iniciativa mundial, que começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956.

A programação Águas de Março, organizada pelo Núcleo de Gestão de Logística Sustentável, Núcleo de Meio Ambiente e GT Águas da UFRB, segue durante este mês com ações de mobilização que irão envolver campanhas publicitárias, distribuição de brindes e encontros do GT Águas da UFRB.

Ações

Alunos e pesquisadores do GT Águas mapearam os pontos de consumo e de fornecimento de água no Campus Cruz das Almas. Os pontos de consumo foram diagnosticados com o objetivo de fornecer informações que possibilitem reduzir o consumo expressivo de água e diminuir a conta da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A), principal fornecedora; bem como saber a segurança dos abastecimentos por carros pipa e poços subterrâneos próprios da UFRB.

A professora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Rosa Alencar, integrante do GT Águas, disse que a próxima etapa é avaliar a necessidade de manter essas três fontes de abastecimento e da segurança da qualidade da água consumida no Campus Cruz das Almas.

A professora Anaxsandra Lima Duarte, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental e integrante do GT Águas, destacou como importante o trabalho do grupo, que influenciou vários alunos que estão desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir dos levantamentos e diagnósticos feitos no âmbito do GT Águas.

Dia D

O Dia “D” da programação é a palestra “Águas na UFRB” a ser realizada no dia 22 de março, Dia Mundial das Águas, às 8h, no Anfiteatro da UFRB. O tema será debatido pelas professoras Gabriela Botelho, Anaxsandra Duarte e Rosa Alencar, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Na dúvida, fale conosco!