Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > UFRB recebe André Lázaro para aula magna do semestre letivo 2018.1
Início do conteúdo da página
Aula Magna

UFRB recebe André Lázaro para aula magna do semestre letivo 2018.1

08/05/18 11:46 | 15/05/18 10:42 | 3174

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe na abertura do semestre letivo 2018.1 o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor da Fundação Santillana no Brasil, André Luiz de Figueiredo Lázaro, que, na ocasião, proferirá a aula magna “A Universidade Pública no Brasil Atual: Futuro Incerto e Desafios Democráticos”. O evento acontece na próxima terça-feira, 15 de maio, no Auditório da Biblioteca, campus Cruz das Almas. O início será a partir das 9h, com uma apresentação cultural.

André Lázaro é professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e coordenador do Projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA) da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Seção Brasil), com apoio da Fundação Ford e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ). No período de 2004 a 2011, foi cedido ao Ministério da Educação (MEC), tendo participado da criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), na qual desempenhou as funções de Diretor e posteriormente de Secretário.

Durante o período em que esteve no MEC trabalhou com a agenda de políticas para educação de jovens e adultos, educação e direitos humanos, educação ambiental, educação escolar indígena, educação do campo e quilombola, educação para as relações etnicorraciais, educação e populações LGBT, educação e pobreza, políticas de ação afirmativa e direito à educação. Participou também da criação do Prêmio Viva Leitura, que completou 10 anos de atuação em 2016.

De 2010 a 2016, a convite da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), presidiu o Conselho Assessor do Plano de Metas Educativas 2021, reunindo representantes de Ministérios da Educação e da sociedade civil dos países integrantes da OEI. Desde outubro de 2015 é diretor da Fundação Santillana no Brasil, entidade constituída em 1979, na Espanha, que atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América.

A aula magna ocorre na terceira semana de atividades acadêmicas devido à agenda institucional do Reitor da UFRB, Silvio Soglia, em Portugal, para fechamento de parcerias internacionais.

O evento será transmitido ao vivo na página da UFRB no Facebook.

registrado em:
Fim do conteúdo da página