Fechar
Página inicial Notícias Projeto de Ensino 'Assessoria Júnior de Comunicação' vai ser implementado como projeto de extensão

23/04/08 13:09 , 13/01/16 15:27 | 1683
O Projeto de Ensino 'Assessoria Júnior de Comunicação', que foi apresentado no XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em São Paulo, de 18 a 21 de abril, pela Professora Alene Lins, do curso de Jornalismo do Centro de Artes, Humanidades e Letras, vai virar projeto de extensão, com bolsistas do Programa Permanência MEC/SESu.
O Projeto, desenvolvido no semestre 2007.2, com os 26 estudantes da disciplina de Oficina de Assessoria de Comunicação, foi apresentado no GT de Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.
'A Assessoria JR foi um recurso metodológico importante para envolver os estudantes na dicotomia Teoria X Prática, que ocorre em toda disciplina profissionalizante efetuada em caráter de Oficina', esclarece a professora. Segundo ela, com base na teoria estudada, os estudantes partiram para o mapeamento de dez instituições que desenvolvem trabalhos sócio-culturais  nas comunidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba, municípios do Recôncavo, próximos ao Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
'O Projeto de Ensino também objetivava um desenvolvimento de mercado, na intenção de demonstrar à comunidade regional a importância da atividade de assessor de comunicação' afirma a docente da UFRB.
Os estudantes, divididos em equipes, prestaram assessoria de comunicação a  entidades/instituições que, em sua maioria, não teriam condições de pagar por uma assessoria e muitas não tinham nenhum meio de divulgação de suas atividades:

Abrigo Casa dos Velhos - Cachoeira
Associação Filarmônica Lira Popular Muritibana - Muritiba
Centro Espírita Consolador dos que Sofrem – São Félix
Fundação Casa Paulo Dias Adorno - Cachoeira
Instituto Mauá de Cachoeira - Cachoeira
Irmandade Boa Morte - Cachoeira
Museu de Arte Sacra do Recôncavo (Conjunto do Carmo – Cachoeira)
Museus Hansen Bahia – Cachoeira e São Félix
Pouso da Palavra - Cachoeira
OAPC –Obra de Assistência Paroquial de Cachoeira - Cachoeira

Além de press-releases para os veículos de imprensa locais e regionais, os estudantes fizeram um planejamento estratégico de divulgação institucional e desenvolveram, em conjunto com os assessorados, folders, folhetos, sites, campanhas e calendários.
Veja o trabalho desenvolvido em http://www.comunicacaonline.ufrb.edu.br , no link Agência Júnior.

Para mensurar qualitativamente o projeto, a Professora Alene aplicou questionários diferentes com os assessorados e com os estudantes, para avaliar metodologicamente as ações desenvolvidas.
Ela explica que o Projeto de Ensino demonstrou bons resultados, alcançados em parte pelo esforço e dedicação dos estudantes e pela utilização de uma teoria bem fundamentada. Também demonstrou que o mercado de assessoria está em franco desenvolvimento e expansão nas cidades do Recôncavo e que muitas instituições não têm assessoria porque desconhecem o papel estratégico dela em sua manutenção e crescimento. A comunicação institucional, com a internet, deixou de ser importante apenas para grandes corporações. A visibilidade das pequenas instituições é fundamental para sua sobrevivência e crescimento.
Com o Projeto de Extensão, as instituições receberão oficinas de atualização dos sites e folders, novos releases, replanejamento da gestão. Haverá o mapeamento e diagnóstico de mais dez novas instituições para participarem do projeto.

Na dúvida, fale conosco!