Página inicial Notícias Nota da UFRB de agradecimento aos médicos cubanos

Nota da UFRB de agradecimento aos médicos cubanos

21/11/18 16:37 , 21/11/18 17:21 | 2643

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou seu curso de graduação em Medicina e a Residência Médica em Família e Comunidade como eixos formativos do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Nossa instituição assumiu o compromisso político-pedagógico com a formação e a fixação de médicos no interior de nosso estado, na defesa do Sistema Único de Saúde e da Atenção Básica como nível assistencial coordenador do cuidado. Nossa universidade, instituição supervisora do Programa Mais Médicos, usufruiu, na formação de seus estudantes, docentes e profissionais de saúde, da experiência qualificada dos médicos e médicas cubano(a)s que vieram exercer sua medicina social entre nós. Essa experiência de supervisão acadêmica proporcionou aprendizagens significativas para a atenção integral e humanizada em saúde.

É por compreender as dificuldades de atendimento à saúde, especialmente da população pobre e de regiões isoladas do Brasil, que a UFRB lamenta a partida dos médicos e médicas cubano(a)s e manifesta sua preocupação com a possível descontinuidade da assistência à saúde de mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras, incluindo aqueles da região do Recôncavo da Bahia.

A esses mais de 11.000 profissionais da medicina, que garantiram assistência às comunidades brasileiras, desde 2013 e, em especial aos 800 profissionais que estiveram em missão na Bahia, a UFRB expressa o mais profundo reconhecimento e agradece pelo trabalho realizado e pelo que pode usufruir como experiência formativa no seio de sua comunidade acadêmica.

Centro de Ciências da Saúde.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Na dúvida, fale conosco!