Fechar
Página inicial Notícias Editora da UFRB publica dois novos livros eletrônicos da Coleção Acadêmica
Publicação

Editora da UFRB publica dois novos livros eletrônicos da Coleção Acadêmica

05/12/18 15:17 , 05/12/18 15:18 | 1408
imagem sem descrição.

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou duas novas publicações eletrônicas da Coleção Acadêmica em sua página na internet. Trata-se dos e-books “Imagem, Devoção e Escravidão”, de autoria da professora Tânia Maria Pinto de Santana, e “Para não ser o etcetera”, de autoria da professora Sílvia de Oliveira Pereira.

“Imagem, Devoção e Escravidão” analisa a forma como a devoção aos santos negros - São Benedito, Santa Ifigênia, Santo Antônio de Categeró, Santo Elesbão -, bem como a outros santos católicos - Santa Bárbara, São Jorge, Santa Ana, dentre outros -, foi utilizada como instrumento da catequese das populações negras na América Portuguesa. De acordo com a autora, a obra reflete sobre a construção do imaginário que associa os negros ao cristianismo, buscando compreender como estas populações vivenciaram tais experiências e quais significados lhes atribuíram.

“Para não ser o etcetera” traz a discussão sobre a institucionalidade dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil, analisando a interface com a Política de Saúde e as conquistas deste segmento populacional. “Essas instâncias colegiadas, instituídas como espaços legítimos de participação, têm a prerrogativa de convocar as Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência, espaços de expressão das necessidades coletivas e busca de soluções para os desafios enfrentados”, explicam as docentes Isabel Lima e Isabela Pinto, no prefácio do livro.

As obras foram contempladas no Edital Nº 001/2018 de Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos (E-books) da EDUFRB e encontram-se disponíveis gratuitamente para acesso em formato digital.

Sobre as autoras – Tânia Maria e Sílvia Pereira são professoras adjuntas da UFRB. Com doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tânia tem experiência nas áreas de História Medieval e História do Brasil Colônia e desenvolve pesquisa sobre os temas: Bahia, escravidão e religiosidade católica entre os negros, devoções católicas, testamentos e práticas assistenciais nas sociedades do recôncavo baiano no século XVIII.

Sílvia tem formação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trajetórias Participativas e Políticas Sociais na UFRB - TRAPPOS; coordena o projeto de extensão CapacitaSUAS e responde pela coordenação operacional do DINTER em Serviço Social UFRB/UFRJ. É membro do GT Deficiência e Acessibilidade da ABRASCO.

Confira as obras:

Imagem, Devoção e Escravidão – Download Gratuito ou Leia Online

Para Não Ser o Etcetera – Download Gratuito ou Leia Online

Mais informações: www.ufrb.edu.br/editora.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!