Fechar
Página inicial Notícias Professores da UFRB Ana Fermino e Sebastião Silva serão empossados na ACB
POSSE

Professores da UFRB Ana Fermino e Sebastião Silva serão empossados na ACB

Com a posse de Ana Fermino e Sebastião Silva, a UFRB dobra o número de membros titulares, passando de dois para quatro integrantes na Academia de Ciências da Bahia.
04/06/19 14:01 , 04/06/19 14:15 | 1986

Os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Ana Cristina Fermino Soares e Sebastião de Oliveira e Silva serão empossados como membros titulares da Academia de Ciências da Bahia (ACB), em sessão solene marcada para a próxima quarta-feira, dia 5, às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Ana Cristina Fermino e Sebastião de Oliveira passarão a integrar os quadros da ACB no campo de “Ciências Exatas, Agrárias e da Terra”. Com isso, a UFRB passa a ter quatro integrantes no corpo da instituição. Também integram a ACB os professores e pesquisadores Carlos Alfredo Lopes de Carvalho e Ferlando Lima Santos.

Na mesma solenidade, serão empossados outros dezessete novos membros, indicados por seu notório saber e relevância de seus trabalhos e pesquisas científicas.

A cerimônia de posse será oficialmente aberta pelo presidente de honra da Academia de Ciências da Bahia e ex-governador baiano, professor Roberto Santos, e pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, com apresentação musical do violonista Mario Ulloa. Em seguida, os acadêmicos Evelina de Carvalho Sá Hoisel e Luiz Antonio Rodrigues de Freitas vão conduzir a apresentação e posse dos novos acadêmicos.

O acadêmico Irundi Edelweiss fará o discurso de saudação aos novos membros da ACB e a professora Ana Cristina Fermino Soares fará o discurso em nome dos novos acadêmicos. Para encerrar, o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, fará a saudação geral em nome da instituição.

Os novos acadêmicos foram escolhidos após serem submetidos à indicação, submissão e votação pelo Conselho da Academia de Ciências da Bahia. São 18 novos membros titulares e 1 novo membro júnior. Os membros titulares vão compor os grupos de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra (6), Ciências da Vida (4), Filosofia e Ciências Humanas (5), Ciências Sociais e Sociais Aplicadas (1) e Artes (2).

O critério formal de admissão está fincado no artigo 6º do Estatuto da ACB, de modo que os membros titulares devem ser pesquisadores que possuem vínculo com o estado da Bahia e, concomitantemente, consagrado conceito nacional e internacional. Para além disso, são examinadas quantitativa e qualitativamente as publicações científicas realizadas pelo candidato, bem como seu desempenho nas áreas de educação, extensão e aspectos correlacionados. A Assembleia Geral, que admitiu os membros titulares e juniores ocorreu no último dia 17 de abril. 

Perfis

Ana Cristina Fermino é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB, no qual é atual coordenadora. Ela foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Agrárias e da Câmara de bolsas da FAPESB. Ana Fermino exerceu os cargos de pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI), no período de 2011 a 2015 e o de Superintendente de Assuntos Internacionais da UFRB.

Professora Ana Cristina Fermino.
Professora Ana Cristina Fermino.

Ana Cristina Fermino possui graduação em Microbiologia e Imunologia (University of Arizona, 1988), mestrado em Microbiologia e Imunologia (University of Arizona, 1990) e doutorado em Produção Vegetal (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 1998).

Sebastião de Oliveira foi pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) por 35 anos e atualmente é professor visitante nacional Sênior-Capes, no Curso de Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pesquisador visitante da Fapesb e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (1C). Ele tem 165 trabalhos em periódicos, centenas de resumos expandidos em anais de congressos e dezenas de capítulos de livros. Também foi organizador e/ou autor de livros. 

Professor Sebastião de Oliveira.
Professor Sebastião de Oliveira.

Sebastião de Oliveira é engenheiro agrônomo (Universidade Federal de Viçosa, 1974), mestre em Fitotecnia (Universidade Federal de Viçosa, 1977); e doutor em Melhoramento Genético de Plantas (Universidade de São Paulo, 1991).  

Academia

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade do Salvador e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no nosso país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.

Com informações da Academia de Ciências da Bahia.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!