Fechar
Página inicial Notícias PROGRAD e Centros de Ensino promovem I Simpósio de Graduação da UFRB
Evento

PROGRAD e Centros de Ensino promovem I Simpósio de Graduação da UFRB

05/06/19 16:15 , 05/06/19 16:15 | 1452

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), em articulação com os Centros de Ensino, deu início, na manhã desta terça-feira, dia 04, ao I Simpósio de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A abertura do evento aconteceu no Auditório da Biblioteca, no campus Cruz das Almas, com a presença de diretores, vice-diretores, coordenadores de curso e gestores de ensino.

No início dos trabalhos, o Clube de Choro de Cruz das Almas fez uma apresentação musical para o público presente. Em seguida, foi composta a mesa de abertura do evento. Participaram da composição a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves; a pró-reitora de Graduação, Rosineide Mubarack; o presidente do Fórum de Diretores, José Valentim Filho, e o representante discente membro do Conselho Universitário, Lucinaldo Riberio.

A pró-reitora de Graduação, Rosineide Mubarack, deu as boas-vindas aos participantes do Simpósio e destacou a oportunidade proporcionada pelo encontro de discutir temas relacionados à gestão acadêmico-pedagógica e ao sucesso acadêmico e socializar experiências inovadoras e compartilhar desafios e dificuldades. “Esse é um espaço também de buscarmos de forma colaborativa dispositivos educacionais que nos aproximam em defesa de um modo de ensinar, aprender, avaliar, inovar e pesquisar no âmbito da graduação da UFRB”, disse.

“Não há sucesso acadêmico sem conhecer o perfil dos nossos estudantes, sem pensar políticas e ações de acesso e permanência. Não há sucesso acadêmico sem conhecer e dialogar com os territórios de identidade e com eles e para eles pensar o processo educativo. Não há sucesso acadêmico sem pensar a pesquisa, a produção científica, a inovação na graduação e ter a pós-permanência dos nossos estudantes acessando a pós-graduação. Não há sucesso acadêmico sem pensar na política de inclusão como estratégica para a afiliação universitária”, completou a pró-reitora.

A vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, ressaltou que o Simpósio acontece num importante momento para a universidade brasileira. “Lá fora alguns setores da sociedade questionam a nossa função social, a nossa razão de ser, o modo como funcionamos. Do ponto de vista interno, vivemos um ponto de virada importante porque precisamos nos confrontar, e o simpósio tem essa disposição de nos confrontar com os nossos desafios e agendas”, afirmou, citando, dentre as questões que merecem ser debatidas no evento, a interdisciplinaridade, a formação docente, a relação entre os saberes e o sucesso e a formação qualificada.

Dando continuidade ao Simpósio, a conferência de abertura intitulada “Gestão Acadêmico-Pedagógica e Sucesso Acadêmico” foi proferida pelo pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho. Doutor em Educação pela UFBA, com ênfase em administração de sistemas educacionais, Penildon abordou os princípios que norteiam uma gestão democrática e outros tópicos, como Gestão e Administração Pública; Universidade: construção no Brasil e momento atual; Experiência de Gestão Acadêmico-Pedagógica objetivando o sucesso acadêmico.

O evento seguiu pela tarde e termina nesta quarta-feira, dia 05. A programação do Simpósio contemplou mesas temáticas visando a discutir e socializar dados e experiências relacionadas à graduação na UFRB. Dentre os temas: Gestão Acadêmico-Pedagógica; Experiências dos Bacharelados e Licenciatura Interdisciplinares; e A política de Inclusão como Estratégia para a Afiliação Universitária. O objetivo é ampliar a discussão e o conhecimento sobre essas questões, além de iniciar o diálogo sobre a construção do Plano de Formação Docente.

Confiira as fotos da abertura do Simpósio:

Confira o vídeo da abertura do Simpósio:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!