Fechar
Página inicial Notícias Projeto do CCS proporciona reabilitação neuropsicológica para crianças em Santo Antônio de Jesus

18/05/08 11:26 , 13/01/16 15:27 | 2433
A Professora de Psicologia Patrícia Martins Freitas, do CCS da UFRB, está implementando um projeto misto, de Pesquisa e Extensão, denominado “Aplicação da Neuropsicologia Comportamental para Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem”. O projeto ao mesmo tempo que testa hipótese do efeito reabilitativo para as dificuldades cognitivas de crianças com baixo desempenho escolar, oferece serviço de atendimento psicológico para as crianças e suas famílias.

A implantação do projeto surgiu a partir das demandas levantadas pelo Projeto de Pesquisa de Avaliações das Funções Psicolingüísticas, Viso-Espaciais e Comportamentais em crianças de 4 a 8 anos em Santo Antônio de Jesus-BA e da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação, atendendo aos anseios de pais, professores e estudantes envolvidos no processo de avaliação das crianças.

A pesquisa realizada inicialmente encontrou altos índices de déficits cognitivos sugestivos de distúrbios de aprendizagem nas crianças investigadas.

Agora o projeto misto vem corresponder às expectativas da comunidade por atividades de pesquisa e extensão que preencham as lacunas deixadas pelo sistema público de saúde e educação em relação à prática do profissional psicólogo, reconhecidamente importante nesses contextos.

Para a professora Patrícia que faz parte do NEPASE (Núcleo de Psicologia Aplicada a Saúde e Educação), o projeto é um avanço 'ao integrar essas duas vertentes (pesquisa e extensão) da tríade acadêmica (que incluí ensino) no lócus do Recôncavo Baiano', ela analisa. O projeto de intervenção vem fomentar desenvolvimento institucional (UFRB-CCS) e qualidade de vida às crianças e pais a serem atendidos pelo programa.

O projeto de intervenção ocorrerá na Sala de Multimeios Funcionais da Secretaria Municipal de Educação, num ambiente de qualidade, adequado as atividades reabilitativas e por meio dos docentes e discentes do NEPASE vinculados ao projeto.

Os estudantes de psicologia que participarão como colaboradores do projeto de intervenção, terão oportunidade de desenvolver habilidades pertinentes a prática clínica da psicologia e a pesquisa na área da reabilitação neuropsicológica, tendo possibilidade assim de uma formação acadêmica de qualidade.

Na dúvida, fale conosco!