Fechar
Página inicial Notícias UFRB seleciona profissionais e alunos de graduação para projeto de agricultura familiar
PROCESSO SELETIVO

UFRB seleciona profissionais e alunos de graduação para projeto de agricultura familiar

O projeto tem como objetivo proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania.
20/08/19 11:24 , 22/08/19 08:45 | 5459

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga dois editais para seleção de profissionais de nível superior e de alunos de graduação da UFRB e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Valença, para o atuarem no projeto “Fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar do estado da Bahia”, desenvolvido pela Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA/UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão – FAPEX.

O projeto tem como objetivo proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas a partir da relação com as políticas públicas, na promoção da segurança alimentar e nutricional, especialmente para as mulheres rurais dos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, na Bahia.

Serão selecionados doze profissionais de nível superior para atuação, de forma esporádica, em ações de extensão do projeto, no período de setembro a novembro de 2019. Poderão se candidatar às vagas, profissionais de nível superior nas áreas das Ciências Agrárias, Gestão de Cooperativas, Nutrição e Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Agrárias, Pedagogia, Gestão Pública e Ciências Sociais Aplicadas.

As inscrições e envio de documentação necessária acontece até o próximo dia 27 de agosto, por meio do site www.ufrb.edu.br/proext. A divulgação do resultado dos selecionados acontece até o próximo dia 02 de setembro.

Os profissionais serão remunerados pelo valor bruto de R$100,00 (cem reais) por hora. Os profissionais deverão estar disponíveis para 60 horas de atividades no Portal do Sertão (Feira de Santana, nas localidades Matinha e Anguera); Recôncavo (São Felipe na localidade Bom Gosto; Sapeaçu, na localidade Macaúbas; Cruz das Almas, nas localidades Tapera e Corta Jaca; Cachoeira, na localidade Santiago do Iguape; e Maragojipe, na localidade Brinco);  Baixo Sul (Valença na sede e na localidade Médio Orobó); Teolândia, na localidade São Paulinho); e Vale do Jiquiriçá (Mutuípe, nas localidades Santo Antônio e Riacho da Cruz).

Os recursos para pagamento dos profissionais derivam de Contrato de Prestação de Serviços estabelecido entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a FAPEX – Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, e tem como origem o recurso da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – SEAD - Casa Civil do Governo Federal, substituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Requisitos

Entre os requisitos do profissional de nível superior, deve realizar as atividades de Diagnóstico Organizacional Participativo – DOP e do Estudo de Viabilidade Econômica e Gestão Associativa em Grupos Produtivos da Agricultura Familiar, conforme localização dos municípios dos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá; ter experiência em trabalhos de campo com grupos produtivos da agricultura familiar; e ter participação de, no mínimo, doze meses em programas e/ou projetos de extensão universitária ou atuação profissional nas áreas da agricultura familiar e organização comunitária, conforme calendário definido a partir da disponibilidade dos grupos produtivos da agricultura familiar, no período de setembro a novembro de 2019.

Seleção de alunos de graduação

O segundo edital do mesmo projeto visa selecionar estudantes de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Valença, para atuarem em atividades de extensão de execução das atividades do projeto “Fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar do estado da Bahia”.

Serão oferecidas vinte e quatro bolsas - 21 delas para os estudantes da UFRB e 03 bolsas para os estudantes da UNEB, Campus de Valença.

As inscrições dos interessados acontecem até às 23h59min do próximo dia 26 de agosto, enviando a documentação exigida para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O candidato à bolsa deve atender aos requisitos de estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da UFRB e da UNEB, Campus de Valença; não ser concluinte no ano de 2019.2; estar disponível para cumprir a carga horária de vinte horas semanais; não ter vínculo empregatício e nem ser beneficiado(a) por outra bolsa, durante a vigência do projeto, exceto para os alunos contemplados por bolsa no Programa de Permanência Qualificada – PPQ (com exceção dos estudantes contemplados com os auxílios pecuniário alimentação, moradia e transporte).

O bolsista deve ter disponibilidade para viagens de campo com vistas a desenvolver atividades relacionadas ao projeto, incluindo os sábados, domingos e feriados e pelo menos um dia na semana disponível para as atividades do projeto; e é desejável que o estudante tenha domínio do Excel e Word, experiência em trabalho de campo, conhecimento sobre a agricultura familiar e suas organizações; e ter experiência em pelo menos seis meses em programas ou projetos de extensão ou exercício profissional com grupos da agricultura familiar e economia solidária.

O período de concessão da bolsa é de doze meses, com previsão de início em setembro de 2019, podendo ser renovável de acordo com a necessidade da equipe gestora, disponibilidade financeira e da verificação da manutenção das condições de elegibilidade do bolsista.

O bolsista selecionado receberá um valor mensal de R$500,00 (quinhentos reais) para a realização das atividades vinculadas ao projeto.

Critérios de seleção

A seleção constará de duas etapas: A primeira etapa constará da análise da documentação, histórico escolar e currículo com comprovação, de caráter classificatório; e a segunda etapa constará de entrevista realizada pelos docentes dos cursos vinculados ao “Fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar do estado da Bahia”, de caráter classificatório e eliminatório.

A entrevista acontecerá entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro de 2019, em horários e locais a serem divulgados no dia 28 de agosto de 2019, através do site http://www.ufrb.edu.br/proext e https://www.fapex.org.br juntamente com o resultado da homologação das inscrições.

Edital nº 01/2019 - Seleção de bolsistas de extensão.

Ficha de inscrição de bolsistas disponível aqui.

Edital nº 02/2019 – Seleção de profissionais de nível superior.

Ficha de inscrição de profissionais de nível superior disponível aqui.

Retificação das vagas e profissionais.

www.ufrb.edu.br/proext.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!