Fechar
Página inicial Notícias Nova edição da Revista Juventude.br traz dossiê sobre gênero
Publicação

Nova edição da Revista Juventude.br traz dossiê sobre gênero

26/08/19 11:15 , 26/08/19 11:16 | 1765
imagem sem descrição.

A Revista Juventude.br, do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), lança em sua 17ª edição o dossiê Juventude e Gênero.

O periódico destinado à divulgação científica sobre a temática da juventude brasileira tem como editor-chefe o professor Nilson Weisheimer, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que organiza o dossiê juntamente com a pesquisadora Mary Garcia Castro, da Flacso-Brasil e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“As categorias de público e o privado, assim como os processos sociais de constituição das classes, codificações de raça/etnicidade e de sexualidade e gênero são acionados para reproduzir desigualdades socio-sexuais, vêm sendo também acionados para respostas de rebeldias, de forma criativa em especial por mulheres jovens ‘antenadas’ com tais antagonismos”, afirmam Weisheimer e Mary, no texto de apresentação de revista aos leitores.

Ainda segundo os editores, “as relações sociais de gênero não se estabelecem apenas no mundo das ideias, como representação ideológica da realidade, mas opera principalmente no mundo material, na distribuição desigual de bens socialmente valorizados e nas práticas sociais que produzem e reproduzem as desigualdades entre homens e mulheres e os tidos como tais”.

Para destrinchar o tema do feminismo juvenil no âmbito do Brasil contemporâneo, a Revista traz um dossiê com artigos de diferentes pesquisadores brasileiros, que abordam questões atinentes à temática, como: a crítica à falsificaçao ideologica no debate da chamada ïdeologia de gênero; a militância feminina nas redes sociais e nas ruas dos Brasil; a quarta onda ou um feminismo e os significados do “#EleNão”; as fronteiras sexuais e os esquemas classificatórios de gênero; as noções de gênero e sexualidades nas políticas públicas de educação; a socialização de gênero entre jovens rurais e da agricultura familiar e o modelo de masculinidade presente entre adolescentes.

A professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, Ana Lucia Barreto da Fonseca, é uma das autoras dessa edição com o artigo “Educação Sexual: as motivações a partir do gênero dos jovens”, no qual relata estudo em que observou, a partir das respostas comportamentais de jovens adolescentes durante uma ação educativa, a necessidade de mais investimento em processos de educação sexual para essa parcela da sociedade.

A Revista é impressa e tem distribuição gratuita, podendo ser encontrada no Observatório Social da Juventude da UFRB, que funciona anexo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), no prédio do Hansen Bahia. A Revista Juventude.br também pode ser acessada no site do CEMJ: www.cemj.org.br e está disponível aqui para download.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!