Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Revista Novos Olhares Sociais da UFRB lança dossiê temático sobre Resistência e Gênero
Início do conteúdo da página
Publicação

Revista Novos Olhares Sociais da UFRB lança dossiê temático sobre Resistência e Gênero

05/12/19 13:30 | 02/06/20 03:36 | 1306 Fernanda Braga

A revista Novos Olhares Sociais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), comunica o lançamento do dossiê temático “Resistência e Gênero: problematizações da realidade latino-americana”.  A publicação está disponível online e evoca questões referentes a desigualdades e “gênero” no contexto latino, com o objetivo de ampliar os debates sobre o tema no campo das Ciências Sociais.

O dossiê é organizado pelas cientistas sociais Fernanda Pattaro Amaral, docente-pesquisadora vinculada à Corporación Universitária Americana (Barranquilla-Colômbia), e Karina Gomes de Assis, docente-pesquisadora vinculada à Universidade Federal de São Carlos (UFScar-Brasil).  Está composto por quatro artigos, sendo três são apresentados no idioma espanhol e um no idioma português, produzidos por escritoras vinculadas a diversas instituições da América Latina.

A seção “Temas Livres” apresenta, especialmente nesta edição, textos que guardam aproximações e sintonia com a temática central. E além destes, há também neste volume a seção “Novos Olhares no Brasil e no mundo”, que conta com a tradução para o Português do artigo “Rescaling Transnational ‘Queerdom’: Lesbian and ‘Lesbian’ Identitary-Positionalities in Delhi in the 1980s”, de autoria de Paola Bacchetta, do Department of Gender & Women’s Studies, da University of California – Berkeley.

A publicação é dedicada à estudante do curso de Serviço Social da UFRB, Elitânia de Souza da Hora, assassinada no último dia 27 de novembro, como mais uma vítima de violência contra a mulher.

Acesse o dossiê.

registrado em:
Fim do conteúdo da página